Bebês

Golden hour: tudo sobre o momento que fortalece (ainda mais!) o vínculo entre mãe e filho

A golden hour é a amamentação nos primeiros 60 minutos da vida do bebê - Getty Images
Getty Images

Publicado em 24/09/2020, às 09h16 - Atualizado em 08/04/2021, às 09h46 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


A primeira hora de vida do bebê, também conhecida por golden hour, ou hora dourada, é muito importante pelo contato entre mãe e filho logo após o nascimento. Esta transição, do ambiente intrauterino para a vida extrauterina, pode não ser uma tarefa tão simples, mas com alguns cuidados (e muito carinho!) se torna um momento muito especial para a família.

Segundo Cinthia Calsinski, mãe de Matheus, Bianca e Carolina, enfermeira obstetra, consultora de aleitamento e colunista da Pais&Filhos, a golden hour pode trazer diversos benefícios para a mãe o bebê, além de ser um grande impacto no fortalecimento de vínculos. 

Por que o vínculo é tão importante?

Nestes 60 primeiros minutos após o nascimento, é importante que o bebê fique aconchegado, e não existe lugar melhor do que o colo da mãe. O recém-nascido, quando colocado de bruços e sem roupa no ventre ou abdome materno, passa a regular a temperatura corporal, além de ficar aquecido. Na primeira hora de vida, tão preciosa pelo contato pele a pele, também é fortalecido o sistema imune e o auxílio na criação do vínculo a partir do cheiro, contato e toque. “Por isso, é chamada de hora de ouro, pois o que acontece tem impacto no estabelecimento do vínculo entre ambos, potencial para diminuir riscos para a saúde do bebê e ainda auxiliar no estabelecimento da amamentação”, explica Cinthia.

A golden hour é a amamentação nos primeiros 60 minutos da vida do bebê (Foto: Getty Images)

Como o vínculo é construído?

Durante a primeira mamada do bebê neste período, mãe e filho aproveitam cada segundo da troca de experiências. “O vínculo se constrói dia após dia, mas neste momento especial ambos estão com seus instintos e percepções mais aguçados, sem contar o coquetel hormonal que acontece no pós-parto imediato”, defende a especialista.

A golden hour pode trazer benefícios para mãe e filho?

Sim! Para o bebê, a consultora explica que ela pode auxiliar diminuindo riscos de hipotermia, estabilizando frequência cardíaca, respiratória e glicemia, e ainda diminuindo riscos de infecção. Já para a mãe, a golden hour permite a oportunidade de estabelecer vínculo precoce, menor risco de sangramento por liberação de ocitocina durante sucção do mamilo, menor risco de depressão pós-parto, menor chance de abandono materno, entre outros. 

Menos riscos à saúde do bebê!

Além do momento ser extremamente prazeroso enquanto está com a mãe, Cinthia explica que o bebê não produz cortisol, o hormônio do estresse, e assim que são separados pela primeira vez, eles choram bem menos. 

Sobre a primeira mamada, ao ingerir o colostro, o bebê cria um ambiente propício para desenvolvimento de bactérias boas no intestino, que possuem um papel importante em sua imunidade. E os benefícios não param por aí! Existe também a estabilização de parâmetros vitais como temperatura, frequência cardíaca, frequências respiratória e também a glicemia.

Durante a primeira mamada do bebê na golden hour, mãe e filho aproveitam cada segundo da troca de experiências (Foto: Shutterstock)

Meu filho não mamou durante a golden hour. Devo me preocupar?

É possível que a amamentação não aconteça durante os primeiros 60 minutos de vida do bebê. Mas é importante não sentir culpa caso você não consiga fazer a golden hour após o nascimento do seu filho. A enfermeira obstetra orienta que existem muitas coisas importantes acontecendo ao mesmo tempo nesta hora de ouro, que devem ser tão valorizadas quanto. Então, nada de pânico!

Demorar mais tempo para cortar o cordão umbilical na golden hour traz benefícios?

Sim! “O clampeamento tardio do cordão umbilical traz como principal benefícios ao bebê a transição mais amena entre a oxigenação via placenta e pulmão. Quando se espera para fazer o corte, o bebê pode ir usufruindo de ambos antes do momento em que o cordão para de pulsar e o corte é realizado. Existem benefícios a longo prazo como, por exemplo, o menor risco de anemia”, explica a especialista. Veja mais sobre placenta e as principais funções dela

Bebês prematuros podem ter a hora de ouro?

Depende. As condições clínicas de cada bebê devem ser analisadas individualmente. Mas a boa notícia é que no geral, a hora de ouro também traz benefícios, mesmo para os prematuros. Veja 9 coisas que mães de bebês prematuros precisam saber.  


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Viviane Araújo compartilha primeira viagem do filho Joaquim - Reprodução/Instagram @araujovivianne

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Virginia chama atenção por roupa ousada na festa do Neymar - Reprodução/Instagram

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Alok faz anúncio em vídeo no Instagram - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Alok compartilha vídeo em família para anunciar: "Agora somos 6"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha