Irmã do participante do BBB23 Cezar Black, Aline Bina se pronunciou para defender o irmão enfermeiro no caso da polêmica envolvendo a área da enfermagem iniciada pelo brother Fred Nicácio, que também é da área da saúde, porém médico.
Ela, que também é enfermeira e trabalha no Hospital Geral do Estado da Bahia, aproveitou para elogiar o ponto de vista do irmão ao ouvi-lo comentar sobre a importância da categoria dentro de todas as instituições de saúde. De acordo com a profissional, a enfermagem é mais que essencial para que a assistência à saúde ocorra e, com isso, se emocionou ao ouvir a conversa do irmão com a sister Domitila Barros.

“Sabemos o nosso valor profissional e percebi a dor que ele sentiu ao ouvir algo que desvaloriza a nossa categoria profissional”, pontuou Bina. “Quanto a ser inspiração para o meu irmão, posso dizer que sim, pois sempre demonstrei o carinho e respeito pela profissão. Percebi muita emoção em meus colegas ao verem o meu irmão enfermeiro falando do nosso valor profissional. Ele elevou a representatividade da nossa categoria para milhões de pessoas”.
Carlos Kafezinho, presidente do movimento nacional Gigantes da Enfermagem, também achou a fala do médico infeliz; o brother, que é preto, acabou apontando um suposto caso de racismo vindo de uma enfermeira branca após ele dizer que queria entubar um paciente; com a fala do fisioterapeuta, a mulher rebateu: “Sai pra lá, menino. Isso é só para médico”. Logo na sequência, Nicácio iniciou a polêmica envolvendo seu nome: “Sete anos depois voltei e ela era minha enfermeira”.

“Não existe essa hierarquia. O que existe é uma constante tentativa de diminuir a importância dos profissionais de enfermagem. Nós, Gigantes da Enfermagem, sempre estaremos em busca da valorização da categoria. Não aceitamos que quaisquer profissionais tenham a intenção e o objetivo de diminuir a importância dos profissionais de enfermagem. A pandemia, esse mal que ainda não terminou, mostrou o quanto somos fundamentais no tratamento dos pacientes”, criticou Kafezinho.
“As pessoas tem o estigma que o enfermeiro é o secretário. Quando Fred falou ‘ah, a enfermeira me criticou, mas dps virei médico e ela tinha que me auxiliar’ pra gente é super ofensivo. O médico não trabalha sem enfermeiros, mas nós trabalham sem médicos”.
HABLA CEZAR!! #BBB23. pic.twitter.com/QcRYvBYGci
— PAN (@forumpandlr) January 18, 2023