A “menor bebê do mundo” recebeu alta após 13 meses hospitalizada em Cingapura. Kwek Yu Xuan veio ao mundo 4 meses antes do planejado por meio de uma cesárea de emergência e, na época de seu nascimento, os médicos não puderam confirmar se ela sobreviveria. O anúncio da alta da bebê foi feito neste sábado, 7 de agosto, pelo Hospital Universitário Nacional de Cingapura (NUH), onde ela estava internada.
Yu Xan veio ao mundo dia 9 de julho de 2020, e já é a bebê a ficar mais tempo no neonatal na história do hospital. Em meio a pandemia da covid-19, a mãe, Wong Mei Ling, esteve com ela todos os dias – e fez o “home office” dentro do próprio hospital.
A equipe responsável pelos cuidados da menina contou que eles não foram fáceis. A bebê dependia de diversos aparelhos desde o seu primeiro dia de vida, e o acompanhamento do tratamento de Yu Xan pela mãe só pode ser realizado graças a uma rede de apoio de familiares, médicos e apoiadores do processo.
Mesmo assim, relatos de pessoas que conviveram com a menina e perceberam o seu desenvolvimento revelam que ela nunca deixou de ser “ativa e alegre durante a hospitalização”. Mesmo longe do hospital, Yu Xan precisará utilizar respirador para auxiliar em uma doença pulmonar crônica comum no nascimento de bebês prematuros.

“Foi uma jornada difícil para Yu Xuan e nós agradecemos o esforço e o apoio de nossos colegas, doadores e a comunidade que contribuiu para a sobrevivência e o crescimento dela. Foi um esforço em equipe que incorporou o espírito de cuidado e compaixão”, agradece ainda o Chefe do Departamento de Neonatologia do hospital, o Dr. Zubair Amin.