Mais um avanço para a ciência! Um grupo de pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia Rei Abdullah (KAUST), desenvolveram a WEC2P, uma tecnologia capaz de produzir água no meio do deserto.
O projeto foi desenvolvido em foco na irrigação de lavouras, podendo aumentar a produtividade e diminuir as perdas por conta das altas temperaturas e seca. “Nosso projeto tira água do ar usando energia limpa que seria desperdiçada e é adequado para fazendas descentralizadas e de pequena escala em lugares remotos, como desertos e ilhas oceânicas”, afirmou Peng Wang, professor de ciência e engenharia ambiental da universidade.

A tecnologia é ligada através de painéis solares colocados em uma camada de hidrogel que impede que haja uma mudança súbita na temperatura do local. Além disso, o sistema também absorve o vapor da água do ar ambiente e é capaz de liberá-la quando as temperaturas de fora aumentam.
Durante o dia, ele fica fechado para que os painéis possam gerar seu trabalho. No entanto, pela noite, ele fica aberto para receber a umidade do ar.
“Garantir que todos na Terra tenham acesso a água potável e energia limpa a preços acessíveis faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas. Espero que nosso projeto possa ser um sistema descentralizado de energia e água para iluminar casas e irrigar plantações”, completou o professor Peng Wang.










