Nesta última terça-feira, 22 de fevereiro, o Ministério da Saúde começou a aplicar doses da vacina contra a Covid-19 100% brasileiras. Os imunizantes foram transferidos da farmacêutica AstraZeneca para a Fiocruz.
A primeira dose foi aplicada durante uma cerimônia do Ministério da Saúde em Brasília na tarde de hoje. O registro do insumo foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 7 de fevereiro.

“A adesão à vacinação foi um elemento central ao enfretamento da pandemia de Covid-19 no país”, afirmou Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz. “A produção da vacina 100% nacional não seria possível sem o engajamento da sociedade”, acrescentou.
Busca nas escolas
Uma busca ativa irá começar a ser feita pela Secretaria da Saúde da cidade de São Paulo nesta segunda-feira. Todas as escolas municipais irão entrar no novo modelo, onde crianças de 6 a 11 anos devem ser vacinadas com pelo menos a primeira dose do imunizante.

Segundo a prefeitura, as unidades de saúde de cada bairro, junto com as escolas, fazem o agendamento das ações de vacinação, que começa nesta segunda (21). Se necessário, cada escola pode ter mais de um dia de campanha. A vacinação deve ocorrer no horário de início das aulas e 30 minutos antes do término de cada período. Leia a matéria completa aqui.