
Adriana Nascimento Van Opstal, é enfermeira e trabalha em hospitais na região do litoral sul de São Paulo, em São Vicente e Santos, demonstrou estar preparada para qualquer tipo de emergência. Na última semana, Adriana estava a caminho do trabalho, de carona em um carro por aplicativo, quando precisou interromper a viagem para amparar uma mulher que entrou em trabalho de parto, no meio da rua.
“Eu falei para ela ficar calma e ela começou a respirar. Coloquei uma jaqueta em baixo das pernas dela. O bebê estava com o cordão umbilical enrolado nele, então fui tirando e assim que consegui, pedi que ela fizesse força. Quando ele saiu estava bem roxinho e fiz estímulos, então ele soltou uma secreção e gritou. Foi um alívio”, contou a enfermeira ao G1. Após o nascimento o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou para levar mãe e recém-nascido ao hospital mais próximo.
“Como sou da área de saúde, estou vendo muitas mortes nesse momento de pandemia. A gente da enfermagem vive desses dois lados, da vida e da morte. Poder trazer uma vida ao mundo foi muito gratificante. Me deu esperança”, explicou Adriana sobre o momento emocionante.