Uma mãe que deu à luz aos 64 anos perdeu a custódia dos filhos gêmeos após ser considerada incapaz de cuidar dos bebês. Mauricia Ibanez era considerada a mãe mais velha da Espanha na época do parto e engravidou de Gabriel e Maria de la Cruz, hoje com 4 anos, após passar por uma sessão de fertilização in vitro nos Estados Unidos.

A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal esta semana depois de um processo que durou cerca de 4 anos. Segundo as autoridades, a espanhola não estava educando os filhos nas “condições ideais” de vida e as crianças estavam “em clara situação de vulnerabilidade”. Dessa forma, os gêmeos serão acompanhados por assistentes sociais e devem se mudar para um orfanato.

Mauricia não contava com uma rede de apoio ou outros familiares que a auxiliassem na criação de Maria e Gabriel. A aposentada de 69 anos já havia perdido a guarda de uma criança também gestada através de fertilização, em 2014. A menina, hoje com 11 anos, vive no Canadá.
“Desde que ela voltou para casa, uma equipa multidisciplinar tem acompanhado o progresso de Ibanez, e os seus relatórios concluem que os gêmeos precisam de cuidados num ambiente diferente”, disse um porta-voz do serviço social em Burgos.