• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Gravidez

Nutricionista se recusa a contratar mulheres que querem ser mães por “custarem mais caro”

Por Jennifer Detlinger
19/03/2020
Em Gravidez
Lara Nesteruk diz que evita contratar mulheres que pretendem engravidar, por “geraram muita despesa”

Lara Nesteruk diz que evita contratar mulheres que pretendem engravidar, por “geraram muita despesa” Reprodução/Instagram/@laranesteruk

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

As mulheres representam a maioria da população no Brasil. Elas têm mais educação formal e ocupam apenas 44% das vagas de emprego registradas no país, segundo dados do IBGE. Ainda assim, o número de mulheres desempregadas é 29% maior que o de homens. 

Segundo o estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, feito pelo IBGE, as mulheres ganham apenas 76,5%, em média, do rendimento dos homens, mesmo trabalhando três horas a mais por semana do que eles  – considerando trabalho remunerado, atividades domésticas e o cuidado de pessoas.

Lara Nesteruk diz que evita contratar mulheres que pretendem engravidar, por “geraram muita despesa” (Foto: Reprodução/Instagram/@laranesteruk)

Em pleno século XXI e mesmo em meio a um cenário com dados como esses, a nutricionista Lara Nesteruk diz que evita contratar mulheres que pretendem engravidar, por “geraram muita despesa”. Em uma série de vídeos publicados nesta terça-feira (17) nos Stories de seu perfil no Instagram, que soma 814 mil seguidores, Lara diz que prefere não contratar mulheres que desejam ser mães, que não é possível contratar um número grande de profissionais “com tudo isso de direitos”, se referindo à licença-maternidade concedida às mulheres após o nascimento dos filhos.

“Eu evito contratar mulher. Eu só contrato mulher se eu precisar muito que seja mulher. Se não tiver um homem que faça aquela função. Porque eu sei que mulher custa muito mais caro para contratar. Ela pode engravidar, e ela engravidando, eu tomei no c*. Porque eu vou ter que afastar ela e vou ficar pagando ela e vou ter que contratar outra. Ela tem o dia que está de cólica, que está de TPM que não dá para ir trabalhar. Fora todas as outras questões que a mulher tem, que é diferente de homem”, disparou Lara. 

LeiaMais

Relógio que remete um alarme em uma parede de fundo rosa

Entenda o que um sono inadequado pode causar na saúde do seu filho

27 de outubro de 2025
Bebê com problemas de pele.

Confira 5 problemas de pele comuns em bebês

27 de outubro de 2025
Mulher tratando acne.

Quais são as causas da acne na gravidez e como tratar?

27 de outubro de 2025
Quebra-cabeça em formato de coração com uma peça faltando, representando a ansiedade.

Ansiedade em crianças: o que você precisa saber?

26 de outubro de 2025

Nos vídeos, a nutricionista afirmou que acha ruim a quantidade de direitos que o Brasil tem para os trabalhadores. Ainda disse que quem deveria arcar com os custos da profissional que escolhe ficar grávida é a própria trabalhadora. 

Lara recebeu a pergunta de uma de suas seguidoras, sobre o proteger o aleitamento materno para as gestantes e os bebês durante o trabalho, como oferecer um lugar destinado para a mulher poder ordenhar o leite. “Esse problema não é meu”, respondeu a nutricionista, explicando que quem tem que pensar nisso é a mulher que deseja engravidar.

Mulher grávida segurando sua barriga
A nutricionista se mostrou contra a quantidade de direitos trabalhistas para brasileiras (Foto: Reprodução/GettyImages)

Em seu discurso, Lara conta que escolheu não ter filhos, preferindo focar em sua carreira profissional, e que acredita que “a maioria da mulherada” que trabalha com carteira assinada tem o pensamento de que tem estabilidade financeira e só por isso acaba engravidando. “Vamos ver até onde isso vai”, finalizou. 

Em um comentário em seu perfil no Instagram, a nutricionista respondeu uma seguidora contando que demitiu uma funcionária que estava pensando em engravidar. “Óbvio que demiti, não vou arcar com a licença-maternidade dela”, escreveu.

Ver essa foto no Instagram

A @laranesteruk também respondeu esse comentário em sua última foto falando que demitiu uma funcionária que estava pensando em engravidar. O que vocês acham? Para entender, volte 1 post.

Uma publicação compartilhada por GOSSIP DO DIA (@gossipdodia) em 17 de Mar, 2020 às 5:20 PDT

Comportamento ilegal

Os direitos dos trabalhadores no Brasil estão assegurados por lei, inclusive os de trabalhadoras grávidas. Quem arca com os custos pelo afastamento de uma trabalhadora durante a licença-maternidade é o INSS, e não o empregador, segundo a advogada trabalhista Eliane Ribeiro Gago, sócia do escritório Duarte Garcia Serra Netto e Terra Advogados. “O único problema é que nesse caso o empregador teria que contratar outra funcionária para a vaga. Mas ele não teria nenhum custo a mais”, explica. 

Além de sem fundamento, a fala da nutricionista é ilegal e discriminatória. “Demitir uma mulher baseando-se apenas no fato de ela ter comunicado que pretende engravidar é totalmente ilegal e intolerável. Não pode haver nenhum tipo de discriminação por sexo, idade, cor ou estado de gravidez. Se uma mulher que pretende engravidar ou já está grávida for discriminada por isso, pode virar objeto de ação trabalhista e denúncia no Ministério do Trabalho. Ela tem várias formas de ser amparada judicialmente”, defende Eliane.

A única dificuldade para mulheres em situações semelhantes é a de provar que a demissão ocorreu por discriminação pela gravidez.  “O mais difícil é provar que a mulher foi demitida por conta da intenção de engravidar. Se existir a prova, como no caso da funcionária citada, ela tem uma proteção constitucional. Somente em casos de demissão por justa causa é que a estabilidade cai”, explica a especialista. 

Licença-maternidade

A declaração de Lara ainda vai contra o movimento de ampliação da licença-maternidade mundo afora em legislações mais modernas. “Se os homens tivessem o mesmo tipo de licença que as mulheres, não haveria esse tipo de discriminação”, defende Eliane.

Em todo Brasil, a licença-paternidade é um direito trabalhista e garante 5 dias a partir do nascimento ou adoção. Na Finlândia, por exemplo, a licença-paternidade remunerada será ampliada para quase sete meses, o que a alinha à licença-maternidade. As mulheres grávidas também têm direito a um mês de licença-gestante antes da data prevista para o parto.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!

Tags: coronavírusdireitos trabalhistasgravidez no trabalhoLara NesterukLicença-maternidademulheres grávidasnutriçãonutricionistapolêmica Lara Nesterukpreconceito com grávidaspreconceito mercado de trabalhopreconceito no trabalhoquem é Lara NesterukSaúde
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Família do primeiro caso de morte por coronavírus do Brasil sofre com sintomas da doença

Família do primeiro morto por covid-19 no Brasil tem sintomas da doença

Floquinho e cebolinha, personagens da Turma da Mônica
Entretenimento

Conheça 5 cachorros que fazem parte da ‘Turma da Mônica’

Por Anna Araújo
27 de outubro de 2025
0

Criada por Mauricio de Sousa no fim dos anos 1950, a Turma da Mônica se transformou em uma das maiores...

Leia maisDetails
Personagens do filme A Noiva Cadáver

Dia das Bruxas: 10 filmes de Halloween para assistir com crianças

27 de outubro de 2025
Fatia de bolo de pão-de-ló.

Receita fácil e tradicional de bolo de pão-de-ló

27 de outubro de 2025
Relógio que remete um alarme em uma parede de fundo rosa

Entenda o que um sono inadequado pode causar na saúde do seu filho

27 de outubro de 2025
Personagens de Quarteto Fantástico em foto promocional.

‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’ ganha data de estreia no streaming

27 de outubro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.