Com o clima quente que já chegou no Brasil com força, é muito importante manter a hidratação das crianças e ficar de olho na ingestão de água. Segundo um estudo realizado pela Danone, apenas 32% faz o consumo correto ao longo do dia, deixando em alerta famílias e cuidadores.
A hidratação, além de regular a temperatura corporal e ajudar no transporte de nutrientes, é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Se feita de maneira inadequada, pode afetar a performance física e cognitiva das crianças, que envolve o processo de perceber, lembrar, sentir e pensar.
Quais os principais sinais de desidratação?
As crianças e bebês podem ficar desidratadas mais rapidamente do que adolescentes e adultos, pois costumam perder mais fluidos corporais. Por esse motivo, é importante a família ficar atento à frequência urinária, lábios rachados, choro sem lágrimas, fraldas secas por mais de seis horas, urina com cheiro forte e amarela, sonolência, irritabilidade, entre outros.

A partir de quantos meses meu filho pode beber água?
A recomendação é de que a ingestão de água comece a partir dos 6 meses de idade, variando assim a quantidade consumida. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o recomendado é:
- 0 a 6 meses – 700 ml* (bebês que tomam leite artificial)
- 7 a 12 meses – 800 ml
- 1 a 3 anos – 1,3 L
- 4 a 8 anos – 1,7 L
- 9 a 13 anos – 2,4 L
- 14 a 18 anos – 3,3 L
Dicas para incentivar o consumo
- Os pais são os exemplos dos filhos, então consumir mais água perto das crianças pode ser a principal dica para criar o hábito de forma duradoura;
- Mantenha a água acessível! É importante que elas próprias criem certa autonomia. Para isso, você pode deixar alguns copos com tampas ou garrafinhas espalhados pela casa ou nos locais que as crianças ficam por mais tempo;
- Não adianta, informação é tudo! É muito importante que as crianças saibam sobre a importância de consumir água todos os dias e não apenas tomar porque os pais pedem. Tente fazer uma atividade lúdica e interativa para aflorar a curiosidade sobre o assunto.








