O 18° Seminário Internacional Pais&Filhos está incrível! O evento acontece nesta quarta-feira, 4 de dezembro, com uma programação recheada de palestras, bate-papos e muito mais. Na metade do evento, o público pôde assistir a um momento muito esperado: o bate-papo com Ana Hickmann.
Mãe de Alezinho, empresária e apresentadora, ela é inspiração para muitas mães e mulheres, e contou sua trajetória de vida dentro da maternidade no palco do Seminário.
Com uma postura aberta e acolhedora, Ana revelou que a maternidade é uma realização para ela. “Maternidade pra mim sempre foi um sonho, eu sempre quis ser mãe”, disse. Para ela, ser mãe é uma das experiências mais ricas da vida, e seu filho é, sem dúvida, seu maior companheiro. “Meu filho é meu melhor amigo”, contou emocionada.
Durante o bate-papo, a apresentadora compartilhou como vive a maternidade intensamente, falou sobre as dificuldades de sua jornada como mãe, especialmente nos momentos mais desafiadores. “Passar por tudo que a gente passou foi muito difícil para nós dois, mas eu não estive sozinha, tive ajuda da minha família, da escola, que foi fundamental, e de uma psicóloga”, confessou, destacando a importância do apoio externo para enfrentar os obstáculos da vida familiar.
Sua separação também foi um tema abordado durante a conversa. A apresentadora ressaltou que a relação entre os adultos deve ser tratada de forma madura e sem interferir na vida das crianças. “Fiz um acordo com a minha família, de não falarem mal do pai dele na frente dele ou para ele. Ele vai crescer e tirar as próprias conclusões no tempo dele.”
Ana também abordou a necessidade de manter o diálogo com os filhos, um processo que nem sempre fácil. “O que eu como mãe tento todos os dias é manter o diálogo, uma comunicação aberta é um dos pilares para educar os filhos e ajudá-los a entender e enfrentar as adversidades”. disse.
Ana enfatizou que, apesar das dificuldades, a relação entre pais e filhos deve ser construída com base no respeito e na escuta. Ela explicou que o papel de proteger e cuidar de seu filho não significa ignorar sua opinião. “Eu tenho que protegê-lo, mas às vezes os papéis se invertem, ouvir nossos filhos e deixá-los participar das nossas decisões é muito importante, para que eles não se sintam obrigados a concordar com tudo.”
Por fim, Ana Hickmann destacou o papel essencial da família na construção de uma história de amor e apoio. Para ela, como mãe, é fundamental proporcionar ao filho tudo o que está ao seu alcance e utilizar ferramentas para mostrar que, apesar dos desafios, “está tudo bem”, refletindo sobre como a maternidade é um processo contínuo de aprendizado, em que todos os dias são uma oportunidade de evoluir.
O Seminário Pais&Filhos segue com outros momentos de reflexão e aprendizado, inspirando pais e mães a compartilhar suas próprias experiências e fortalecer os laços familiares.
Programação do 18º Seminário Internacional Pais&Filhos
- 9h | Welcome coffee
- 10h | Abertura
- 10h30 | Palestra // Não é só instinto – Maya Eigenmann
- 11h30 | Mesa-redonda // Pai (não) é tudo igual – Beto Bigatti, Thiago Godoy, Leo Piamonte, Beto Lima e Thiago Caldi de Carvalho
- 12h50 | Almoço
- 13h50 | Bate-papo // Ana Hickmann
- 15h25 | Palestra // A arte de criar filhos – Dr. Wimer Bottura Jr.
- 15h45 | Palestra // Cada um é cada um – Marcos Piangers
- 16h05 | Mesa-redonda // Mãe (não) é tudo igual – Ivi Pizott, Naiumi Goldoni, Micheli Machado e Flavia Leal
- 18h | Encerramento







