Mulheres grávidas, especialmente aquelas à espera de gêmeos, podem experimentar sintomas bastante intensos. Embora muitas vezes os sinais sejam semelhantes aos de uma gestação única, há certas particularidades que podem indicar a presença de múltiplos fetos.
A principal diferença na gravidez de gêmeos reside nos níveis hormonais que costumam ser mais elevados. Contudo, é importante ressaltar que um diagnóstico definitivo só pode ser confirmado através de ultrassonografia.
Altos níveis de hormônio hCG
A presença do hormônio gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um dos indicadores iniciais de gravidez. Estes níveis tendem a ser mais elevados em casos de gravidez de gêmeos, podendo sugerir a possibilidade de múltiplos. No entanto, os níveis de hCG não são exclusivamente indicativos de gêmeos, sendo necessário um exame de ultrassonografia para confirmação.
![](https://paisefilhos.com.br/wp-content/uploads/2024/11/bebes-gemeos.jpg)
Sintomas de gravidez mais intensificados
As mulheres grávidas de gêmeos podem perceber um aumento na intensidade dos sintomas comuns da gravidez devido a alterações hormonais marcantes. As queixas incluem fadiga acentuada, maior sensibilidade mamária, desejos alimentares e micção frequente. Mulheres nessa condição muitas vezes relatam esses sintomas em uma intensidade bem mais elevada.
Como diferenciar a questão da náusea matinal?
A náusea matinal é uma questão comumente relatada por gestantes. No entanto, mulheres grávidas de gêmeos podem sentir isso de forma mais severa, devido aos altos níveis de hCG. Em casos extremos, pode ocorrer a hiperemese gravídica, que pode necessitar de intervenção médica.
Sinais visíveis no crescimento abdominal
Apesar de um maior crescimento abdominal não ser uma garantia de gravidez múltipla, muitas mulheres que esperam gêmeos relatam um aumento mais rápido no tamanho da barriga. Isso pode variar dependendo de fatores como o tipo de corpo e dieta, mas é um ponto observado em muitas gestações gemelares.
Quem tem maior probabilidade de engravidar de gêmeos?
- Histórico familiar de gêmeos fraternos.
- Tratamentos de fertilidade como a fertilização in vitro.
- Idade materna avançada, geralmente acima de 35 anos.
- Índice de Massa Corporal (IMC) superior a 30.
- Estatura materna acima da média.
- Experiências prévias de gravidez.
A importância do ultrassom em casos suspeitos
Embora muitos fatores e sintomas possam sugerir uma gravidez múltipla, o ultrassom é o único meio de diagnóstico preciso. Realizar esse exame possibilita a confirmação precoce acerca do número de bebês, geralmente entre seis e sete semanas de gestação, oferecendo segurança e planejamento adequado para as futuras mães.