Você já percebeu que o horário do almoço pode influenciar o jeito como o nosso corpo digere e aproveita os alimentos? A hora certa de comer pode ser uma grande aliada para a saúde do metabolismo. Acredite, dar atenção ao momento das refeições pode contribuir para um corpo mais saudável e ajudar no controle do peso.
Uma dica simples, mas valiosa, é tentar fazer o almoço entre quatro a cinco horas após o café da manhã. Isso ajuda a equilibrar os ciclos naturais do corpo e melhora a digestão. Além disso, essa regularidade pode fazer uma enorme diferença na absorção dos nutrientes pelas crianças.

O que acontece quando almoçamos tarde?
Se o almoço é adiado para mais tarde, pode ser que o corpo fique “bagunçado” e o metabolismo não funcione tão bem. Como consequência, pode rolar aquela fome insaciável no final do dia, o que acaba gerando escolhas alimentares nada saudáveis, e o pior: quem se alimenta tarde demais pode acabar pulando o jantar e exagerando nas quantidades antes de dormir, prejudicando também a qualidade do sono.
O corpo, que já está mais calmo no final do dia, tem mais dificuldade em processar grandes refeições e isso pode afetar o equilíbrio do apetite e a absorção de nutrientes, nos deixando com mais fome e propensos a fazer escolhas alimentares mais pesadas.
Ritmos circadianos: a chave para uma rotina saudável
Sabia que o corpo tem um “relógio biológico” natural? Ele é chamado de ritmos circadianos, e esse relógio controla funções como o sono e a digestão. Manter horários de refeição mais regulares ajuda o corpo a se alinhar com esse ciclo natural. Quando os horários das refeições não são respeitados, o metabolismo fica desregulado. Além disso, ficar um período muito longo sem ingerir nenhum alimento também pode ser prejudicial, pois há chances de gerar picos de açúcar no sangue, principalmente se for uma refeição rica em carboidratos, e até dificuldade para dormir.
Como ajustar o horário do almoço e melhorar a alimentação?
Não precisa ser um expert para fazer essa mudança, viu? Aqui vão algumas dicas simples para ajudar a melhorar o funcionamento do nosso metabolismo:
- Mantenha uma rotina de alimentação: tente fazer as refeições em horários fixos todos os dias, como se fosse uma rotina de sono.
- Espere entre 4 a 5 horas após o café da manhã para o almoço: esse intervalo faz toda a diferença para o corpo funcionar bem, pois se passar muitas horas é provável que você sinta mais fome depois.
- Evite refeições pesadas no final do dia: não exagere nas porções no jantar para garantir que o metabolismo trabalhe direitinho até o momento de dormir.
- Preste atenção aos sinais de fome do corpo: comer por pura conveniência não ajuda ninguém, então ajuste a sua rotina conforme for o horário da sua fome.

Com pequenas mudanças você pode se beneficiar de um metabolismo mais saudável, melhor digestão e até maior disposição no dia a dia. Manter a regularidade nas refeições é um grande passo para promover o bem-estar.