Nesta sexta-feira, 8 de agosto, Preta Gil completaria 51 anos. Apesar de sua partida recente, amigos, familiares e admiradores usaram as redes sociais para celebrar sua vida, sua trajetória e o impacto que ela deixou no coração de tantas pessoas. A cantora faleceu em 20 de agosto, vítima de complicações causadas por um câncer no intestino.
Tributos emocionantes nas redes sociais
Pessoas próximas à artista compartilharam mensagens carregadas de afeto e saudade. Duh Marinho, Ju de Paulla e o apresentador Gominho uniram forças em uma publicação tocante que refletiu a essência vibrante da cantora.
“Essa é uma homenagem para o nosso maior diamante. Estaríamos fazendo a maior festa hoje, do jeito que ela gostaria. Essa música que fizemos vai ficar eternizada em forma de saudade. Estar em sintonia com alguém pode ser algo eterno, se você sente o que não se vê. O dia 8 de agosto será sempre a data em que celebraremos o sol das nossas vidas!”, escreveram os três, em tom de celebração e reverência.
Eles ainda completaram a legenda destacando a amizade sincera que tinham com Preta: “Essa música é mais uma extensão de tudo de mais lindo e despretensioso que vivemos nesses anos de amizade! Preta vive, e sua luz irradia nossas vidas. Que sua energia nos invada como a luz do sol no verão e nos preencha feito Brisa Dendê.”
Amor que permanece
Outras figuras importantes na vida da artista também fizeram questão de deixar suas homenagens. Malu Barbosa, amiga íntima de Preta, escreveu uma mensagem comovente: “Feliz aniversário, meu amor! Achei que estaríamos comemorando hoje! Comemoro aqui sua vida. Te amo!”
A irmã mais velha de Preta, Nara Gil, também deixou um registro sincero, marcado por saudade e amor: “Sempre gostei de escrever e, em muitos momentos, soube o que dizer. Agora já não sei. 8 de agosto. Só amor e saudades.”

Um espaço eterno para a memória
Além das manifestações nas redes, a família de Preta Gil decidiu criar um espaço físico de lembrança. Parte das cinzas da cantora foi depositada nesta terça-feira (5) no Columbário do Crematório e Cemitério da Penitência, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro.
No local, foi instalado um busto esculpido com os traços de Preta, cercado por objetos simbólicos que marcam sua essência: uma foto sorridente, um batom deixado pela família e mais de 100 cartões com mensagens escritas por quem a amava. O espaço se tornou um ponto de conexão emocional entre a artista e aqueles que continuam celebrando sua existência.
A energia de Preta continua viva
A jornalista Maíra Azevedo, mais conhecida como Tia Má, também fez questão de expressar seu carinho pela cantora: “Ela é tão infinita que nasceu no dia 08.08! Dia que se abre um portal de prosperidade e abundância! A mulher mais generosa que já conheci, capaz de reunir todo tipo de gente ao seu redor e ser ponte! De aproximar pessoas e possibilitar grandes encontros e transformações! As boas lembranças amenizam a saudade! O seu legado faz a gente ter a certeza de que você, Preta Gil, é ETERNA! Pra sempre Preta! Aqui e em qualquer lugar vou sempre te amar!”