Viviane Araujo compartilhou detalhes sobre o processo que a tornou mãe de Joaquim, de dois anos, fruto de fertilização in vitro com doação de óvulo. O espermatozóide utilizado foi do pai, Guilherme Militão, e a célula reprodutora feminina veio de uma doadora desconhecida. Nesta sexta-feira (15), a artista explicou como funciona a doação de óvulos e respondeu se conhece a mulher que a ajudou a realizar o sonho de ser mãe.
Processo de doação e recepção do óvulo
A atriz detalhou que o processo começa quando a mulher aceita ser receptora e realiza todos os exames necessários para comprovar que não pode gerar o filho com seus próprios óvulos. Segundo Viviane:
“O processo começa a partir do momento que você aceita ser essa receptora, receber esse óvulo doado e você faz todos os exames, aí você não consegue ter o seu filho com seus óvulos, aí vem uma série de questões e fatores que impedem isso e aí você vai por esse caminho de doação de óvulos”.
A escolha do óvulo leva em consideração características físicas da doadora, garantindo compatibilidade com a receptora. A artista ressaltou que a identidade da doadora não é revelada:
“No meu caso, eu fui a receptora, a gente recebe esse óvulo, a gente não sabe de quem, de maneira nenhuma, mas é feito um estudo direitinho, das características físicas da doadora com quem vai receber, tem todo esse cuidado”.
O papel da doadora
Viviane também falou sobre a importância de quem realiza a doação:
“Para quem vai ser a doadora também vai ser muito legal, porque você vai, por exemplo, o óvulo que você não iria usar, você vai estar doando, você vai estar fazendo uma coisa linda que é dar esperança para outras mulheres que não podem ter filhos com seus próprios óvulos, aí também tem uma série de exames, tem uma idade também limite para ser doadora”.
Superação de obstáculos e sonho de ser mãe
A artista revelou que quase desistiu do processo após o primeiro resultado negativo:
“Foram duas tentativas. A primeira, negativa. Quase não voltei para tentar a segunda: o negativo me desanimou, uns projetos iam sair… quase acreditei que não era o momento! Mas me pegaram pela mão no ‘vai ou vai!’ Rsrs… E a gente foi!”.
Antes de completar um ano de Joaquim, Viviane levou o filho à clínica onde ele foi concebido, compartilhando com carinho a história de sua chegada.
Recuperação de cirurgia e cuidados de saúde
Além de falar sobre maternidade, Viviane atualizou os fãs sobre sua saúde. A atriz passou recentemente pela quarta cirurgia para correção de hérnia umbilical. Ela explicou que o procedimento anterior, realizado antes da gravidez de Joaquim, não resolveu totalmente o problema:
“Fiz uma cirurgia de hérnia umbilical, mas na verdade, eu descobri que eu tinha duas hérnias, uma no umbigo e outra fora do umbigo, pela quarta vez estou operando, operei em 2020, antes da gravidez, depois, 2023, depois 24, e agora. E agora eu operei, tive que colocar tela, porque realmente não tinha jeito, foi uma cirurgia por robô, foi bem complexa, mas incrível assim, e eu também tive que tirar um pouco de pele em volta do meu umbigo”.
Viviane segue em repouso e recuperação, conciliando cuidados de saúde com a rotina de maternidade.