Rafa Kalimann decidiu transformar uma crítica em oportunidade de ajudar. A influenciadora, de 32 anos, anunciou que vai doar R$ 10 mil em livros para a ONG Rocinha em Cena, no Rio de Janeiro, instituição da qual é madrinha há quatro anos e que atua em comunidades como a Rocinha e a Cidade de Deus.
O gesto foi revelado em suas redes sociais, na terça-feira (27), logo depois de repercutir a notícia de que ela havia comprado o mesmo valor em exemplares usados como parte da decoração da sua casa.
A importância da leitura para Rafa
Ao falar sobre a decisão, Rafa explicou que o tema acabou ganhando espaço em seu perfil nos últimos dias.
“Recentemente, a pauta leitura livros se tornou super relevante nas minhas redes sociais. Nós debatemos muito sobre isso, debateram muito sobre isso, e o resultado, para mim, foi muito positivo. A quantidade de comentários de vocês contando que foram influenciados a começar uma leitura ou a ler um determinado livro foi muito legal”, disse a apresentadora, antes de contar sobre a doação.
Com isso, ela reforçou que a ideia é usar o debate que surgiu em torno de sua escolha de decoração para incentivar o hábito da leitura em projetos que beneficiam jovens e crianças em situação de vulnerabilidade.
A polêmica com os livros decorativos
Dias antes do anúncio, Rafa havia comentado sobre a repercussão negativa em torno da compra dos livros usados na decoração de sua casa. Em um desabafo, ela explicou que sua escolha foi baseada em gosto pessoal, já que aprecia diferentes tipos de obras.
“Comprar livros de arte, de moda, de culinária, que adoro para deixar na cozinha, tem várias receitas. Resolvi comprar mais livros, porque é o que eu gosto… é algo comum no meu dia a dia, que gosto, principalmente autores brasileiros”, afirmou.
Virando críticas em apoio social
Com a repercussão, a influenciadora decidiu ressignificar a situação e unir a paixão por livros a uma causa social. A doação será destinada à ONG que ela já acompanha há anos, fortalecendo ainda mais o vínculo que mantém com o projeto.
A iniciativa de Rafa mostra como críticas podem ser transformadas em impacto positivo quando bem direcionadas. Ao invés de apenas responder às opiniões negativas, ela aproveitou a visibilidade do assunto para apoiar uma instituição que estimula a arte e a leitura dentro das comunidades.
Assim, além de reafirmar seu gosto por literatura e obras de diferentes áreas, Rafa também reforça sua preocupação com ações sociais e o incentivo à cultura.










