Com cuidados simples, você pode fazer a sua experiência no avião ser mais agradável
As viagens de avião são aqueles momentos gostosos de conhecer lugares novos com a família. Mas por mais prazerosos que sejam esses passeios, é comum vivenciar alguns pequenos incômodos. Eles afetam principalmente os ouvidos, que podem sofrer com zumbidos e a sensação de estarem “tampados”.
Para deixar suas viagens de avião mais confortáveis, separamos algumas dicas da matéria de Cinthia Jardim para a Pais&Filhos.
Desentupir o ouvido
Para isso, existem várias dicas clássicas que funcionam muito bem! Você pode fazer movimentos de mascar chiclete, bocejar ou engolir saliva.
Assim, você equilibra a pressão de ar entre os dois lados da membrana do tímpano, o que alivia o incômodo e o zumbido.
Procurar o melhor assento
Se você passa por essas situações, identifique qual orelha costuma ser mais afetada. A partir disso, você pode escolher assentos na lateral oposta ao ouvido com escuta mais prejudicada.
Por exemplo, se você escuta melhor do lado direito, opte por um assento na parte esquerda do avião. Dessa forma, você ouve melhor as recomendações da equipe de bordo e evita perder qualquer aviso importante.
Usar aparelhos auditivos
Se você ou alguém da sua família utiliza aparelhos auditivos, o uso pode continuar normalmente. Só é necessário prestar atenção a algum incômodo, como dor devido à mudança de altitude. Mas se esses sintomas não aparecerem, a recomendação é continuar a usar o aparelho para ouvir às orientações.
Já no caso de dispositivos bluetooth, como fones de ouvido, é possível deixá-los ligados a todo momento. Porém, é muito importante colocá-los no modo avião assim que embarcar na aeronave.

Considerações finais
Por fim, temos uma recomendação honorária que favorece o conforto de todo mundo, mesmo daqueles que não costumam sofrer com a pressão no ouvido. Por mais que os modelos recentes de avião sejam mais silenciosos, é sempre bom sentar longe dos motores. Assim, sua experiência fica mais tranquila e você tem um perrengue a menos para se preocupar.
Agora é só embarcar e aproveitar. Boa viagem!