Existem sinais de que seu bebê está saudável — e saber reconhecê-los pode trazer mais tranquilidade. Com base no site norte-americano Parents, referência internacional em parentalidade, trouxemos exemplos práticos para ajudar você a observar com mais confiança o bem-estar do seu filho.
Ganha peso de forma constante
Se o bebê está mamando bem e ganhando peso de forma progressiva, isso indica que seu corpo está absorvendo os nutrientes necessários. Além disso, o acompanhamento com o pediatra ajuda a ajustar a alimentação conforme cada fase.
Por outro lado, mesmo que o crescimento não seja igual ao de outros bebês, o mais importante é que ele esteja evoluindo de forma contínua dentro do esperado.
Faz xixi e cocô com regularidade
A produção diária de urina e fezes mostra que o bebê está bem hidratado e digerindo corretamente. Portanto, se ele molha várias fraldas e evacua com frequência, é sinal de que está se alimentando bem.
Desse modo, observar a cor, consistência e frequência das evacuações pode ajudar a identificar desconfortos ou alergias alimentares precocemente.
Está alerta e reage aos estímulos
Bebês saudáveis costumam estar atentos ao ambiente, reagindo a sons, luzes e movimentos. Assim, se ele acompanha objetos com os olhos ou se acalma ao ouvir sua voz, isso mostra que seu desenvolvimento neurológico está em curso.
Além disso, brincar e conversar com o bebê diariamente fortalece o vínculo afetivo e estimula ainda mais essas conexões.

Dorme bem (mesmo com despertares)
Embora o sono dos bebês seja irregular nos primeiros meses, dormir por períodos razoáveis e acordar com energia é sinal de que ele está descansando adequadamente. Por isso, criar uma rotina de sono com ambiente tranquilo pode ajudar bastante.
Mesmo com despertares noturnos, o importante é que ele consiga dormir novamente com facilidade e esteja bem disposto ao longo do dia.
Leia mais
- Como melhorar o sono do bebê? Saiba dicas e técnicas para garantir uma boa noite de sono para seu filho
- Como saber se o bebê está bem nutrido durante a amamentação?










