A comunicação durante a infância é encantadora, mas também pode ser um pouco confusa.
Enquanto algumas crianças começam a tagarelar logo que aprendem a falar, outras são mais reservadas ou têm um desenvolvimento linguístico mais lento.
Se você quer incentivar as habilidades de comunicação do seu filho, mas não sabe por onde começar, continue a leitura! As informações são do site Parents, referência em parentalidade.
Escute o que ele fala
Focar em ouvir pode ser estranho, a princípio, se você quer ensinar a criança a falar, mas esse é um passo crucial.
Observar o seu filho enquanto ele fala ou até a forma como ele se move pode te ajudar a entender quais são as maiores oportunidades de desenvolvimento na comunicação dele.
Inclua seu filho nas tarefas domésticas
Até as atividades mais comuns em casa podem ajudar a criança a melhorar a comunicação e expandir o vocabulário.
O mais legal é que as possibilidades são infinitas: lavar a louça, cozinhar e dirigir são só algumas das tarefas que podem te inspirar a se conectar com o seu filho.
Converse com ele no carro
Essa é uma oportunidade de ouro para o seu filho! Durante os passeios, ele pode olhar pela janela e até conversar sobre onde vocês estão indo.
Mas o maior benefício dessa atividade é expor a criança à música, que funciona como entretenimento e atividade educativa ao mesmo tempo.
Converse durante as refeições
A gente entende que a hora da refeição pode ser um momento mais corrido do que você gostaria. Afinal, às vezes, é difícil simplesmente fazer o seu filho permanecer sentado para comer.
Mas em meio a tantas coisas acontecendo, também é possível aproveitar esses momentos para ensinar habilidades de comunicação.
Por exemplo, você pode etiquetar cada objeto de forma explicativa para a criança se familiarizar com aquelas palavras.
Preste atenção no comportamento
Lembre-se de que o seu filho pode aprender formas mais complexas de comunicação, mas na maioria das vezes, prefere se expressar de maneira um pouco mais fácil.
Muitas vezes, ele também pode ter uma reação emocional mais intensa do que o esperado, porque não consegue articular seus sentimentos em palavras.
“Da próxima vez que seu filho pequeno fizer birra, respire fundo, certifique-se de que todos estão seguros, coloque-se na altura dos olhos dele, tente entender o que ele está tentando comunicar e ofereça uma forma rápida e simples para que ele expresse suas necessidades”, aconselha Marie Martinez, autora especialista em comunicação infantil.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Alergias respiratórias na primavera: saiba quando se preocupar
- Por que pensar em alternativas aos doces no Halloween?








