A parentalidade helicóptero é um estilo de criação dos filhos que envolve estar presente o tempo todo.
Dessa forma, é fácil começar a agir de forma superprotetora, interferindo em todos os aspectos da vida da criança.
Isso não é necessariamente ruim, mas os especialistas ressaltam que essa abordagem pode se tornar problemática a longo prazo.
Saiba mais sobre a parentalidade helicóptero a seguir. As informações são do site Parents, referência em parentalidade.
O que é a parentalidade helicóptero?
A parentalidade helicóptero se manifesta quando você presta atenção em excesso na vida do seu filho. Isso geralmente acontece porque você quer poupá-lo de decepções e dores.
O microgerenciamento é a principal característica desse tipo de criação. Você pode, inclusive, sentir que carrega muita responsabilidade pelas experiências, sucessos e fracassos da criança.
Quais são as causas?
A parentalidade helicóptero pode surgir a partir de diversos fatores. Um deles é o medo das consequências e da rejeição quando se trata do seu filho. Porém, muitas das situações que você tenta evitar também são oportunidades de aprendizado.
Além disso, as diversas preocupações e ansiedades sobre o mundo atual podem resultar na vontade de ter um controle maior sobre a vida da criança.
Quais são os efeitos?
Um dos maiores efeitos da parentalidade helicóptero é a queda na confiança e na autoestima do seu filho. Isso ocorre se ele sentir que você não o vê como capaz de lidar com suas próprias questões.
Ele também pode não desenvolver habilidades emocionais durante o crescimento. Afinal, se os pais estão sempre ali para limpar a bagunça ou até evitar que os problemas aconteçam, é difícil que a criança lide bem com sentimentos de decepção e fracasso.
O lado positivo
Frequentemente, o termo “parentalidade helicóptero” é usado de maneira negativa. Mas também existem pontos positivos em relação a esse estilo de criação.
Por exemplo, as crianças costumam estar muito bem preparadas para cada uma de suas atividades. Além disso, elas tendem a receber bastante apoio dos pais, não importa o que esteja acontecendo em suas vidas.
Então, a chave é saber como se envolver da melhor maneira, sabendo quando deixar o espaço necessário para o seu filho se desenvolver de forma independente.
Como evitar?
Como cuidar da criança sem inibir a capacidade dela de aprender lições de vida importantes?
Em termos práticos, é interessante não impedir que ela tenha algumas dificuldades e, especialmente, ajudá-la a lidar com sentimentos como decepção.
A gente sabe que nem sempre é fácil criar novos hábitos, mas lembre-se de que esse é um passo necessário para o seu filho se tornar uma pessoa confiante e resiliente.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Parentalidade intensiva: você está fazendo demais pelo seu filho?
- 5 formas de melhorar as habilidades de comunicação do seu filho






