Como você provavelmente já ouviu falar, a placenta é muito importante durante a gravidez. Mas o que poucas pessoas sabem é que ela só se desenvolve entre a 12ª e a 14ª semana de gestação.
Até a placenta assumir essa função, quem mantém o feto seguro e em desenvolvimento é a progesterona, hormônio que o seu corpo produz nesse momento.
A seguir, conheça 5 formas de aumentar seus níveis de progesterona, segundo o site Parents, referência em parentalidade.
Mantenha um peso saudável
Você sabia que estar abaixo ou acima do peso pode afetar a sua fertilidade?
Lembramos que o peso saudável deve ser calculado individualmente para cada pessoa, porque muitos fatores entram nessa conta. Tendo dito isso, os extremos de ambos os lados do espectro trazem prejuízos.
Por exemplo, o excesso de gordura corporal pode levar a níveis mais baixos de progesterona. Isso acontece porque o corpo precisa de equilíbrio entre esse hormônio e o estrogênio, mas a produção desse último tende a crescer em um caso assim.
Evite se exercitar demais
Exercício moderado não prejudica os níveis de progesterona e de estrogênio. Mas, em excesso, pode levar a níveis desbalanceados de cortisol, o que pode diminuir a progesterona em geral.
O processo funciona da seguinte maneira: o estresse da exaustão física leva à produção prolongada e elevada de cortisol. Porém, o corpo humano começa a sofrer quando produz cortisol em tamanha intensidade.
Então, chega um momento em que o organismo procura por “ajuda”. Dessa forma, ele retira progesterona dos ovários e a transforma em cortisol.
Reduza o estresse
A gente sabe que é mais fácil falar do que realmente diminuir os níveis de estresse no dia a dia.
Mas tendo em mente o impacto do cortisol na redução de progesterona, ter cuidado com a sua saúde mental começa a fazer bastante sentido.
Inclusive, diversas pesquisas indicam que as emoções positivas influenciam as glândulas adrenais a voltar à função normal — ou seja, parando de converter progesterona em cortisol.
Prefira alimentos que aumentam a progesterona
Vários alimentos ajudam a aumentar os níveis de progesterona, tanto de maneira direta quanto indireta.
Via de regra, aposte nos ingredientes com fibras, como feijão, brócolis, batata-doce, abacate e grãos integrais, como quinoa e aveia.
Tente fazer acupuntura
Algumas pessoas gostam de investir na acupuntura para equilibrar os níveis hormonais durante a gravidez.
“Os níveis de progesterona e estrogênio não são especificamente mencionados na medicina chinesa”, diz a ginecologista Dra. Wendy Warner, “mas muitos estudos mostraram que há uma melhora na implantação após a fertilização in vitro, além de uma redução das perdas gestacionais, quando a acupuntura é feita precocemente e de forma regular durante a gravidez”.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- 5 sinais de que você está tendo contrações de parto
- É possível detectar gravidez com base em gráfico de temperatura basal?









