O teste de glicose é uma parte muito importante do cuidado pré-natal. Isso porque ele pode ajudar a detectar diabetes gestacional, uma condição que só acontece durante a gravidez.
Ou seja, identificando os sinais precocemente, você consegue minimizar os riscos para si e para o bebê.
Abaixo, você confere informações importantes sobre os testes de glicose na gestação, de acordo com o site Parents, referência em parentalidade.
O que é diabetes gestacional?
Diabetes gestacional é uma condição que causa acúmulo de glicose no seu corpo, o que leva aos níveis altos de açúcar no sangue.
Ela acontece quando o seu organismo não consegue usar efetivamente a insulina, o hormônio que quebra a glicose.
De acordo com o hospital estadunidense Johns-Hopkins, ela é diferente da diabetes normal. Isso porque são os hormônios da gravidez que fazem a insulina perder sua eficácia. Dessa forma, a condição desaparece depois da gestação.
O que é teste de glicose?
O teste de glicose na gravidez mede como o seu corpo responde à substância. Falando em termos mais específicos, ele testa o seu sangue depois de ingerir uma bebida bem doce. Assim, é possível analisar a quantidade de glicose no seu organismo.
Geralmente, o recomendado é fazer esse teste entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez. Se o seu corpo estiver produzindo insulina efetivamente, os níveis de glicose estarão normais.
Mas, se eles estiverem muito altos, é um indicativo de que você tem resistência à insulina. Outra possibilidade é que você não esteja produzindo insulina suficiente para quebrar a glicose.
Fatores de risco

Para te ajudar a ficar de olho, separamos alguns dos principais fatores de risco para diabetes gestacional. Eles são:
- Estar acima do peso;
- Fazer pouca atividade física;
- Pressão alta;
- Histórico de doenças cardiovasculares;
- Síndrome dos ovários policísticos.
Como se preparar?
Não é necessário fazer nenhuma preparação específica ou jejum para o teste de glicose que dura uma hora.
Mas, para o teste com duração de três horas, você pode ter que ficar em jejum por oito horas antes de fazer o exame de sangue.
Para fazer o teste da melhor forma possível, consuma a bebida gelada, em pequenos goles ao longo de cinco minutos. Além disso, você pode tomar um remédio antes do exame para evitar a náusea.
Existem riscos?
Em relação ao teste de glicose, não há riscos para você e o bebê. Porém, deixar de realizá-lo pode fazer com que a diabetes gestacional passe despercebida, o que pode gerar problemas de saúde.
Se você tiver qualquer dúvida ou insegurança sobre o exame, converse com o seu médico.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Como lidar com a sensação de estar sobrecarregada ao tentar engravidar?
- Quanto tempo leva para engravidar depois de retirar o DIU?










