Hoje em dia, não tem como escapar da inteligência artificial. Ela já está em todo lugar, dos estudos às conversas do dia a dia. Com essa popularização, muitas crianças e adolescentes estão usando ferramentas como o ChatGPT e o Gemini para vários propósitos.
Mas, segundo um novo relatório da Common Sense Media, é muito importante ficar de olho nesses aplicativos. Embora eles tenham recebido avanços recentes em segurança, ainda oferecem alguns riscos importantes para quem está no começo da vida.
Logo abaixo, você confere tudo o que precisa saber sobre como proteger seu filho dos aspectos negativos da inteligência artificial.
ChatGPT
O ChatGPT evoluiu bastante desde o seu lançamento, especialmente na questão de controles parentais e no modo de estudo.
Se ele for usado com supervisão, pode ser de grande ajuda na criatividade e nas lições de casa. No entanto, a Common Sense Media classificou o aplicativo como de “alto risco” para crianças e adolescentes.
Isso porque muitos jovens recorrem à IA para buscar apoio psicológico. Porém, o ChatGPT não substitui o acolhimento por um humano e pode não reconhecer quando alguém está passando por um momento difícil.
Gemini
O Gemini também foi avaliado pela Common Sense Media. Por mais que a versão Gemini U13, voltada aos usuários abaixo de 13 anos, tenha recebido elogios, o relatório ainda aponta alguns problemas.
Por exemplo, o app ainda exibe temas inadequados para algumas faixas etárias e não é muito eficiente na moderação de conversas mais longas.
O que dizem os especialistas?
De acordo com a Common Sense Media, essas ferramentas podem ser ótimas quando são usadas com equilíbrio e supervisão.
Para crianças de 6 a 12 anos, o ideal é permitir o uso apenas por períodos curtos e sempre com acompanhamento de um adulto.
Já os menores de 5 anos não devem usar chatbots de IA, porque ainda não conseguem diferenciar totalmente o que é real do que é virtual.
Dicas importantes
Se o seu filho se interessa por IA, é bom conversar sobre o que é a tecnologia, como ela funciona e, principalmente, quais são seus limites.
Para isso, crie regras de uso e incentive o diálogo sobre o que ele vê e aprende nesses aplicativos.
E lembre-se: ter uma relação próxima com a criança deixa as orientações sobre o mundo digital (e o real) muito mais fáceis!
Resumo geral
O ChatGPT e o Gemini são avanços tecnológicos importantes, mas a segurança das crianças continua dependendo dos adultos.
Afinal, o diálogo ainda é uma ferramenta de ouro para ajudar seu filho aprender, mas sempre com proteção.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- 10 habilidades essenciais para ensinar ao seu filho antes dos 10 anos de idade
- Como a rejeição emocional infantil afeta a vida? Especialistas explicam










