Quando o assunto é proteger o seu bebê, com certeza você quer fazer o melhor. Sabia que uma vacina pode te ajudar muito nessa missão?
A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) passou a recomendar a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), chamada Abrysvo®, para todas as gestantes. Isso vale, inclusive, para as menores de 18 anos.
O imunizante já foi incorporado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e tem o objetivo de prevenir formas graves de infecção em bebês.
A seguir, você confere mais informações sobre essa vacina, de acordo com o site da Febrasgo.
Por que essa vacina é importante?
O vírus sincicial respiratório é uma das principais causas de infecções respiratórias em bebês, como bronquiolite e pneumonia. Por isso, a vacina foi desenvolvida especialmente para proteger o bebê desde o útero.
O estudo pivotal MATISSE, que avaliou a eficácia da vacina, mostrou redução significativa de casos graves e internações por VSR entre os recém-nascidos.
E o mais importante: a pesquisa confirmou a segurança do imunizante, não constatando aumento de riscos como parto prematuro, baixo peso ao nascer ou complicações maternas.
Atenção às gestantes adolescentes
A recomendação também inclui gestantes menores de 18 anos, um grupo especialmente vulnerável no Brasil. Só em 2023, foram registrados mais de 300 mil nascidos vivos de mães entre 10 e 19 anos, com maior concentração nas regiões Norte e Nordeste.
Esse dado preocupa porque a taxa de prematuridade chega a 12% entre adolescentes. É importante ressaltar que são justamente os bebês prematuros que têm mais suscetibilidade ao VSR.
Como é a aplicação?
O esquema é bem simples! A vacina tem só uma dose e a aplicação acontece por via intramuscular. A imunização deve ocorrer, preferencialmente, a partir da 28ª semana de gestação, mas não tem um limite máximo de período durante a gravidez.
Porém, a Febrasgo tem uma única recomendação fundamental. É necessário ter um intervalo de 14 dias entre a aplicação e o parto. Assim, você garante que os anticorpos passem de forma adequada para o bebê.
E se eu estiver em outra fase da gestação?
Mesmo que o momento de dar à luz já esteja próximo, converse com seu obstetra. A vacina é licenciada pela Anvisa para uso entre 24 e 36 semanas, mas o profissional pode te orientar para a melhor decisão no seu caso.
Saúde do bebê
A vacinação contra o VSR é um passo muito importante na prevenção de doenças respiratórias graves e pode salvar muitas vidas.
Com essa medida, o Brasil contribui para um grande avanço na proteção da saúde das mães e dos bebês, especialmente aqueles mais vulneráveis.
Seja uma parceira do Clube Pais&Filhos e faça uma renda extra!
Lançamos um programa de afiliados no Clube Pais&Filhos, onde você encontra uma curadoria especial de produtos que acompanham cada fase — da gestação à infância — com descontos de até 50%. Você pode começar agora mesmo a faturar em cima dessas vendas!
Quer ser nossa afiliada? Clique aqui e faça parte!
Leia mais
- Quando começa a depressão pós-parto e quanto tempo essa situação pode durar?
- É pós-parto ou perimenopausa? Como diferenciar?







