Rebecca Kellaway, uma mãe de Norwich, no Reino Unido, é garçonete, cuidadora e faxineira em lugares diferentes. Além disso quando não está trabalhando, ela cuida da filha de 10 anos. A mulher, de 37 anos, diz que é um enorme desafio ser mãe solo. “Quando tenho só um trabalho considero meu dia livre”, conta ela à BBC.

Em entrevista à BBC, ela diz que precisou aceitar diversos trabalhos de meio período para conseguir manter a casa, os compromissos familiares, escolares e as férias da filha em dia. Por causa dos trabalhos, ela sofreu uma redução no crédito universal, um valor que é pago pelo governo de lá para dar auxilio a famílias com salários baixos. Apesar de tantos empregos, a soma do salário ainda é baixa se comparado ao aumento do custo de vida que vem afetando muitas famílias britânicas. Os ganhos mensais de Rebecca variam, mas rendem cerca de 1.030 libras (R$ 6,3 mil).
“São coisas pequenas, como na compra de supermercado, que aumentou cerca de uma libra por item. Com isso, os valores se somam e ficam altos. Para sobreviver, preciso de um planejamento de longo prazo, que permita saber o que estou fazendo durante o mês até o último centavo”, relatou a mãe. Ela ainda conta que faz o que pode para manter os gastos baixos. Economiza água, luz e até em alimentos, porém continua difícil.

“Acho que não posso me permitir comprar roupas ou um novo par de sapatos, porque sei que o dinheiro para comida acabou e as sobras podem ser usadas com algo para minha filha. Não consigo me lembrar da última vez que fui a um supermercado e comprei o que queria sem fazer as contas ao longo do caminho. Se, depois de trabalhar todas essas horas, você não tiver dinheiro suficiente na conta bancária para comprar o que quiser, há algo de errado”.
Em 2021, ela cortou todo tipo de gastos para pagar a festa de 10 anos da filha. A comemoração foi num parque, do jeito que a menina sempre sonhou. Apesar de todas as dificuldades, a mãe dá sempre seu melhor para realizar as vontades da filha.”Eu me mantenho o mais feliz e ocupada que posso, mas quando minha filha dorme, fico para baixo e extremamente cansada”, finalizou.
Inscreva-se no 14º Seminário Internacional Pais&Filhos
O 14º Seminário Internacional Pais&Filhos – Toda família é nossa já tem data para acontecer. Depois de cinco edições online, essa volta a ser presencial no dia 17 de novembro, na Unibes Cultural, em São Paulo. Vai rolar palestras, mesa-redonda, sorteios, ativações e muito mais! Para participar, é só se inscrever aqui! Te esperamos por lá.








