A partir desta segunda-feira, dia 10 de abril, começa a campanha de vacinação contra a gripe em todo o Brasil. O foco da ação são grupos prioritários, que inclui crianças entre seis meses e menores de seis anos de idade (até 5 anos, 11 meses e 29 dias).
A orientação do Ministério da Saúde é levar um documento de identificação e o cartão de vacina nos postos de saúde. Mas, caso você não esteja com o cartão em mãos, um novo documento será fornecido na hora.
A campanha será realizada até dia 31 de maio e além das crianças, também vai vacinar gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas específicas e pessoas com deficiência.

Trabalhadores das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, do transporte coletivo, portuários, do sistema prisional e caminhoneiros também podem receber a imunização. Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estiverem sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade também serão vacinados.
Gripe em crianças
A gripe é uma doença causada pelos vírus da família influenza que acomete as vias respiratórias e que surge de um dia para o outro com sintomas fortes. O vírus é transmitido por meio de gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada para outra. No geral, as manifestações da gripe no corpo tendem a diminuir entre o segundo e quarto dia – enquanto que os sintomas respiratórios ficam mais acentuados.

Mais presente principalmente em momentos de frio no ano, quando temos o costume de deixar portas e janelas fechadas para esquentar o ambiente, a gripe (e outras infecções virais) costuma atingir com maior frequência as crianças, já que elas não possuem o sistema imunológico totalmente formado. Por ano, elas podem apresentar de 8 a 11 episódios.
Novidade na área!
A linha TUDO da Ri Happy traz uma verdadeira democratização dos blocos, explorando diversas habilidades das crianças