Na última quinta-feira, dia 22 de setembro, câmeras de segurança capturou o momento extato em que um a criança de 2 anos foi resgatada após engasgar com secreções, no interior de São Paulo. Na gravação é possível ver os Bombeiros de Novo Horizonte, o menino resgataram menino de 2 anos, após manobra de Heimlich, ele foi encaminhado ao hospital e passa bem.

De acordo com informaçãoes do Corpo de Bombeiros, a mãe percebeu que o filho apresentava dificuldade para respirar. Ela pediu carona para uma vizinha e foi o leveou até o quartel da corporação.Uma câmera de segurança flagrou quando a mulher chegou com o filho desacordado no colo. Três bombeiros participaram do resgate e realizaram a manobra de Heimlich. Depois de alguns segundos, o menino retomou a respiração e foi colocado em uma ambulância.
A criança foi levada para um hospital, onde passou por atendimento médico. Ela passa bem.O Corpo de Bombeiros orienta sempre, em casos de emergência, as pessoas acionem a corporação pelo telefone 193 ou procurem o quartel mais próximo para ajuda.
PM salva bebê de engasgamento usando a manobra de Heimlich
No dia 9 de agosto, uma equipe de policiais militares do Distrito Federal foi chamada após uma grave situação envolvendo um bebê recém-nascido, em Samambaia.

A criança de apenas 11 dias engasgou com o leite materno enquanto era amamentado. A mãe, assim que percebeu que o filho estava sufocando, correu para a rua com o filho nos braços e foi aí que, durante a patrulha, a equipe de policiais viu o desespero da mulher, indo ao seu auxílio.
Quando os policiais se aproximaram da criança, ela já estava desacordada e com um pouco arroxeada. Um dos policiais então começou a socorrê-la de imediato, utilizando a manobra de Heimlich, que nos bebês é feita colocando o bebê de bruços em cima do braço e fazendo cinco compressões entre as escápulas, depois virando-o para cima e fazendo as mesmas compressões sobre o esterno. Confira o momento:
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por NOTÍCIAS BRASÍLIA ™ (@noticiasbrasiliaoficial)
Após 5 minutos, o menino começou a recobrar os sentidos e voltou a respirar. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do DF também chegou ao local para verificar os sinais vitais do bebê. Como foi confirmado de que ele já estava bem, não foi preciso que ele fosse encaminhado a um hospital.