Antes de o teste de gravidez dar positivo, muita coisa já está acontecendo dentro do corpo da mulher para que a gestação evolua. O organismo da futura mãe passa a se adaptar e tudo muda para comportar dentro do útero o novo ser que ficará por lá durante nove meses se formando até estar pronto para vir ao mundo e mudar de vez a realidade de uma família inteira para sempre.
Quando uma gravidez é descoberta, as semanas de gestação passam a ser computadas a partir do primeiro dia da última menstruação que a mulher teve. Ou seja, entram para a conta duas semanas a mais que acontecem antes da relação sexual em que o bebê foi concebido. É a partir desse momento que alguns sintomas já passam a ser considerados, mas é preciso prestar atenção no seu corpo sempre.
Para entender melhor o assunto, conversamos com a dra. Claudia Glina Rubin, ginecologista e obstetra especialista em reprodução humana no Projeto Alfa, mãe de Carolina e Rodrigo. Ela nos contou quais são os sintomas de gravidez semana a semana até o final do terceiro mês de gestação que você possivelmente terá.

Sintomas de gravidez semana a semana
- Semana 1: sensibilidade nos seios
- Semana 2: cólicas e muco vaginal com aspecto de clara de ovo
- Semana 3: muco vaginal mais espesso
- Semana 4: cólicas e sensibilidade nos seios
- Semana 5: atraso na menstruação
- Semana 6: enjoos
- Semana 7: maior frequência para urinar
- Semana 8: náuseas e vômitos
- Semana 9: constipação intestinal
- Semana 10: aumento dos seios e acne
- Semana 11: aumento na circunferência da barriga
- Semana 12: aumento do volume de sangue no corpo
- Semana 13: diminuição da instabilidade emocional
Semana 1
De acordo com a especialista, ainda não existe uma gestação durante a primeira semana e os sintomas que a mulher pode ter são os da menstruação. Por isso, neste momento a futura mãe poderá sentir aumento da sensibilidade nos seios, além de cólicas e alterações de humor.
Semana 2
Pensando em ciclos menstruais regulares, este é o momento em que ocorre a ovulação e a mulher se encontra no período fértil. Ainda não existe gestação e os sintomas são os mesmos de quem não está grávida: há a presença de leves cólicas e uma mudança no muco vaginal, que passa a ter aspecto de clara de ovo.
Semana 3
É durante a terceira semana que acontece a implantação do embrião no útero. No entanto, ainda não existem sintomas de fato que indiquem uma gravidez – e o teste, inclusive, não dará positivo. A principal mudança no corpo que a mulher poderá perceber é no muco vaginal, que passa a ficar mais espesso.
Semana 4
A gravidez já existe e pode ser apontada em um teste de gravidez! Por estar muito no começo, os sintomas são bastante semelhantes ao da menstruação – e podem ser confundidos. Os principais são cólicas, humor um pouco instável, sensação de estar inchada e aumento na sensibilidade dos seios.
Semana 5
Normalmente, é durante a quinta semana que a gravidez é descoberta porque há atraso na menstruação. Ainda que seja em uma pequena parcela das mulheres, algumas já sentem enjoos. Além desses sintomas, é possível perceber uma maior sensibilidade e dor nas mamas e aumento na produção de gases e de muco vaginal.
Semana 6
A maior parte das mulheres grávidas passam a sentir bastante enjoo durante a sexta semana. Isso é consequência de outro sintoma: há um aumento na sensibilidade a alguns cheiros. Algumas gestantes apresentam quadros de vômitos, principalmente durante o período da manhã, juntamente com o aumento da produção de saliva.

Semana 7
A sétima semana é caracterizada principalmente pelo aumento na frequência em que a mulher precisará urinar. Isso acontece porque o corpo passa a produzir o hormônio da progesterona em maior quantidade para ajudar o desenvolvimento do bebê, que já está crescendo dentro do útero da mãe. Isso, inclusive, pode ocasionar algumas cólicas leves.
Semana 8
Os sintomas das primeiras semanas de gestação são potencializados na oitava semana, que caracteriza o final do segundo mês de gravidez. Náuseas, vômitos, sensibilidade e dor nos seios, maior frequência para fazer xixi estão a todo vapor, e também se incluem na lista um aumento da sensação de cansaço e sono, além do aumento do apetite em mulheres que não sofrem com enjoos.
Semana 9
Um dos principais (e mais frequentes) sintomas de gravidez no primeiro trimestre é a mudança no funcionamento do intestino da mulher. No geral, as grávidas passam a ir ao banheiro com menos frequência e apresentam quadros de constipação.
Semana 10
Os hormônios estão se ajustando a milhão para que o corpo da mulher se adapte à gestação. Durante a décima semana de gravidez, a mãe passa a nota um aumento no volume mamário. Além disso, é possível que ocorra alterações na pele e surja um quadro de acne.
Semana 11
A famosa barriga de grávida começa a dar as caras durante a décima primeira semana. Isso não acontece com todas as mulheres (vale lembrar que cada corpo é um e a gestação não será igual para ninguém!). O mais comum são alterações intestinais e aumento na frequência das cólicas, além de uma produção de secreção vaginal com aspecto esbranquiçado.
Semana 12
A décima segunda semana marca a última do primeiro trimestre de gravidez. Aqui, geralmente há a diminuição de sintomas como a náusea e é por volta deste momento da gestação que é feito a ultrassonografia morfológica. A mulher também apresenta um volume maior de sangue, o que deixa os vasos sanguíneos na pele da mãe.
Semana 13
Esta é a última semana do primeiro trimestre de gestação, quando a fase mais crítica e delicada da gravidez fica para trás e, junto com ela, a ansiedade também diminui. Agora, os sintomas relacionados ao emocional da mãe passam a ficar menos acentuados.








