A Rainha Elizabeth II faleceu nesta quinta-feira, 8 de setembro de 2022. A informação foi dada pelas redes sociais oficiais da Família Real. Ela já estava com a saúde debilitado e chegou em Balmoral no dia 21 de julho, para as férias de verão.
Na última terça-feira, a Rainha recebeu a primeira-ministra Liz Truss, em Balmoral. No entanto, o palácio não é somente um destino de veraneio para a família, mas um lugar de repouso e pausa.
E foi em Balmoral que a Rainha cresceu, ao lado da irmã Margareth, além de ter sido pedida em casamento pelo príncipe Phillip no mesmo local. Então, pode ter sido uma escolha da Rainha ficar pelo local. Ela estava sob supervisão médica.

O Palácio é uma propriedade privada da família que não pertence à Coroa. A propriedade tem em média, 50 mil acres e 150 construções, como criações de gado, jardins, lagos e muita área verde. A Rainha passou por muito tempo no local. Segundo a revista Vanity Fair, a Monarca gostava de estar ao lado da família no local, cantar canções escocesas, além de passear de pônei com a família. Ainda segundo a revista, ela passava muitos verões em Balmoral, onde a Rainha chegava em agosto e voltava para Londres em Outubro.
A neta da Rainha, Eugenie, falou no documentário “Our Queen At Ninety” sobre a relação da avó com Balmoral: “Eu acho que a vovó é mais feliz lá. Eu acredito que ela realmente ama as Terras Altas. É um lugar amável para a vovó e para o vovô, onde podemos visitá-los e ter espaço para respirar e correr”.