Imagine a forma como você faz suas necessidades fisiológicas durante toda sua vida, mudar. O mesmo acontece com as crianças, quando são ensinadas que ela não pode mais fazer o que sempre fez: xixi e cocô na fralda!

A partir de um determinado momento, os pais entendem que está na hora de seus filhos aprenderem a usar o banheiro. Isso faz parte das etapas do desenvolvimento das crianças. Porém, com autistas, esse processo pode ser um pouco mais difícil, por diversos fatores relacionados às características do espectro.
Os autistas, em sua maioria, têm dificuldade com mudanças. É comum apresentarem desorganização com alterações na rotina, ou quando os pais mudam o caminho da escola ou até mesmo quando tentamos interferir nas suas brincadeiras. Para eles, manter as coisas de forma igual é o ideal. Porém, nem sempre é possível. Para ensinarmos coisas novas, por exemplo, precisamos tirar a criança da zona de conforto de como ela sabe fazer algo e ensinar uma variação.
Por isso, a mudança na maneira de fazerem suas necessidades pode ser um desafio! Muitos, tentarão colocar a fralda ou farão em suas roupas. Outras questões também podem influenciar, tais como dificuldade de atenção nas sensações e discriminação delas, dificuldade em comunicação expressiva (pedir ou avisar quando estão com vontade), dificuldade em comunicação receptiva, entender a explicação de como devem fazer no uso do banheiro e também questões relacionadas a alterações sensoriais.
A equipe multidisciplinar que atende essa criança, precisa estar envolvida. Mas, para ajudá-los nesse processo, existem algumas dicas que podem ajudar:
- Incentive a criança a se sentar no vaso e use um reforçador (algo que ela goste muito) para que ganhe após esse comportamento. É importante que o vaso sanitário seja um lugar comum e não aversivo para ela.
- Leve a criança de 20 em 20 minutos ao banheiro e diga para fazer xixi (ou cocô, se você percebeu sinais de vontade). Com várias idas ao novo local, as chances da criança fazer ali, aumentam. Ao fazer, faça muita “festa”. Diga coisas que a criança gosta e entregue brinquedos e itens muito importantes para ela associar o ganho com o comportamento que ela realizou.
- Não brigue com a criança quando houver escapes. Ela poderá associar o ato de fazer xixi e cocô como “errados” e se confundir. Além disso, punições possuem muitos efeitos colaterais e não ensinam comportamentos.
- Monte uma sequência com figuras no banheiro que mostre as etapas do que a criança precisa fazer: Abaixar a calça, sentar no vaso, fazer xixi/cocô, apertar descarga, lavar as mãos. Os materiais visuais e concretos ajudam muito na compreensão e na padronização das instruções.
- Tenha paciência e consistência. Esse é sempre o segredo do sucesso para ajudar no desenvolvimento dos nossos pequenos!











