• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

Dermatite atópica: o que é, como controlar os sintomas e prevenir a doença no recém-nascido

Por Sandra Lacerda
26/10/2021
Em Família
Os pais devem ficar de olho na pele do bebê

Os pais devem ficar de olho na pele do bebê Getty Images

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

A pele do recém-nascido é supersensível e frágil. Cuidar bem dela, principalmente nos primeiros dias de vida, é essencial para o desenvolvimento saudável do bebê. Os pais devem estar atentos a possíveis irritações na pele ou coceira. Isso pode ser sinal de dermatite atópica.

Os pais devem ficar de olho na pele do bebê
Os pais devem ficar de olho na pele do bebê (Foto: Getty Images)

O que é dermatite atópica?

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a condição é considerada uma doença crônica e não contagiosa, que deixa a pele seca e inflamada. É uma doença caracterizada por uma erupção avermelhada que surge em algumas áreas da pele e provoca coceira intensa, até mesmo em crianças pequenas, com menos de 1 ano de idade.

Crianças com dermatite atópica podem contrair outras doenças alérgicas
Crianças com dermatite atópica podem contrair outras doenças alérgicas (Foto: Getty Images)

A dermatite atópica geralmente aparece nos primeiros anos de vida, e com maior frequência nas famílias cujos pais possuem asma, rinite ou até mesmo a própria doença. É comum que crianças com dermatite atópica tenham outras doenças alérgicas. A coceira é o sintoma mais frequente na dermatite atópica e geralmente é mais intensa à noite e durante períodos de estresse. Além disso, pode ocorrer também o aumento da irritabilidade no bebê.

O que causa essa doença?

As causas da dermatite atópica podem estar relacionadas à herança genética, alterações estruturais e funcionais da pele e do sistema imunológico, além de fatores ambientais e psicológicos. A complicação é mais comum em bebês que têm pais ou parentes próximos com alergia de pele ou das vias respiratórias, como rinite e asma.

LeiaMais

quarto de bebê

5 passos para receber seu bebê com mais leveza

19 de setembro de 2025
útero ilustrativo rosa em um fundo azul.

Colo do útero: o que toda gestante precisa saber

19 de setembro de 2025
Quarto de bebê com parede branca, berço e cômoda de madeira.

Como organizar o quarto do bebê? Veja dicas

19 de setembro de 2025
Confira 7 dicas de como deixar a casa mais segura para seu bebê.

7 dicas para deixar a casa mais segura para seu bebê

19 de setembro de 2025

As crises são desencadeadas com o excesso de estresse e ansiedade, sudorese e inclusive agentes irritantes de produtos de limpeza, como sabonetes perfumados ou amaciantes de roupas. As emoções podem influenciar na pele porque o sistema nervoso está diretamente conectado a ela. Se o bebê está estressado e ansioso, uma nova crise de dermatite atópica pode ser desencadeada pelas emoções.

A produção de suor desencadeada pelo calor pode provocar crises de dermatite atópica
A produção de suor desencadeada pelo calor pode provocar crises de dermatite atópica (Foto: Shutterstock)

O calor também é um dos fatores desencadeantes da dermatite atópica. Em países com temperatura elevada na maior parte do ano, o ideal é que o bebê esteja vestindo roupas leves. Os alimentos industrializados, com corantes vermelhos ou amarelos, são “vilões” muito comuns no desencadeamento de alergias. Algumas substâncias químicas, como amaciantes e perfumes, também costumam estar nessa lista.

Como evitar?

O ideal seria identificar e eliminar o fator desencadeante. É recomendado evitar o uso de amaciantes nas roupas e utilizar sabão neutro na lavagem, como o de coco. Banhos rápidos e mornos, não mais do que uma vez ao dia, e uso de cremes hidratantes neutros também podem ajudar a evitar a dermatite atópica.

Banhos demorados podem prejudicar a pele do bebê com dermatite atópica
Banhos demorados podem prejudicar a pele do bebê com dermatite atópica (Foto: Getty Images)

A irritação pode ser recorrente, indo e voltando ao longo do tempo. Felizmente essa doença costuma melhorar sozinha e, em muitos casos, até mesmo desaparece totalmente. Para ajudar nesse processo, bons produtos de limpeza e hidratação do corpo podem manter a pele do bebê saudável.

Como manter a pele da criança saudável?

Existem alguns produtos que podem ajudar a manter a pele do bebê saudável e amenizar os sintomas da dermatite atópica. A Granado tem uma linha especial de produtos suaves e específicos para a pele, formulada com óleos vegetais e vitamina E que protegem e nutrem a pele do bebê.

É superimportante manter a pele do seu bebê sempre hidratada. A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado hidrata profundamente e restaura a barreira protetora. Como não agride a pele delicada do seu filho, ela pode ser usada desde o nascimento e todos os dias. É interessante criar o hábito de hidratar o corpo do seu filho; esse momento de relaxamento pode contribuir bastante para a melhora da doença.

A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado é formulada com ceramidas, alantoína, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, manteiga de karité e óleo de girassol
A Loção Hidratante Dermocalmante da Granado é formulada com ceramidas, alantoína, proteínas do trigo, da aveia e amêndoa doce, manteiga de karité e óleo de girassol (Foto: Divulgação)

Na hora do banho, você pode usar o Sabonete Líquido de Glicerina da Granado, feito com pH adequado para a pele do bebê. Com uma textura suave e ótima para a pele delicada do recém-nascido, ele a deixa macia, perfumada e limpa.

O sabonete Líquido Bebê Tradicional, feito a partir da glicerina vegetal e com pH da pele do bebê, é livre de parabenos, ingredientes de origem animal e dermatologicamente testado
O sabonete de Glicerina, feito a partir da glicerina vegetal e com pH da pele do bebê, é livre de parabenos, ingredientes de origem animal e é dermatologicamente testado. (Foto: Divulgação)

Os óleos também são importantes para a saúde da pele do bebê. Após o banho, você pode aplicar o Óleo Tradicional da Granado, que ajuda a proteger e nutrir a pele do bebê e é formulado com óleos vegetais e vitamina E.

O Óleo Tradicional da Granado ajuda a proteger e nutrir a pele do bebê
Os óleos da Granado são livres de conservantes, corantes, óleo mineral e ingredientes de origem animal (Foto: Divulgação)

Eles também proporcionam um momento de muito carinho entre pais e filhos por meio da massagem. Além de promover alívio e relaxamento, o toque pode transmitir muito amor e, assim, estabelecer e fortalecer vínculos.

Tags: Bebêcoceira na peledermatite atópicagranadoPelépele do bebê
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
As crianças nasceram todas no mesmo dia

Casal têm três filhas que não são trigêmeas nascidas no mesmo dia em evento raro

Se não brincar, não cresce! Por que o momento lúdico para o desenvolvimento infantil
Universidade de Pais

A Primeira Infância é para a Vida Toda: o que a ciência revela e por que precisamos agir

Por Dr. Wimer Bottura Junior
20 de setembro de 2025
0

Por Ana Luisa Meirelles e Dr. Wimer Bottura Júnior Imagine: nos primeiros seis anos de vida, o cérebro forma conexões...

Leia maisDetails
Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

Após rumores de affair, Wanessa Camargo e Allan Souza Lima são flagrados juntos no Rio

19 de setembro de 2025
Receita fácil de mini torta de oreo: aprenda a fazer

Receita fácil de mini torta de Oreo: aprenda a fazer

19 de setembro de 2025
beijinho na forrma

Receita simples para crianças: beijinho de leite em pó

19 de setembro de 2025
quarto de bebê

5 passos para receber seu bebê com mais leveza

19 de setembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.