Família

Doenças alérgicas na primavera: tudo sobre o assunto e como evitar o problema na família

A mudança de temperatura pode influenciar no surgimento de alergias - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 22/09/2022, às 06h00 - Atualizado em 06/01/2023, às 14h29 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Nesta quinta-feira, 22 de setembro, damos adeus ao inverno e as boas-vindas à primavera! Com a chegada dessa estação, algumas alergias podem aparecer e os cuidados precisam ser redobrados. A combinação do ar seco com as mudanças repentinas de temperatura podem aumentar a quantidade de pólens e causar o problema em toda a família.

Apesar de parecer simples, a alergia pode ser bastante incomoda. Mas, a boa notícia é que com pequenas mudanças, podemos driblar a situação dentro de casa. Para tirar as principais dúvidas sobre o assunto, o otorrinolaringologista Dr. Alexandre Colombini explica como melhorar o ambiente.

O ar seco influencia nas alergias?

Sim ! “O ar mais seco aumenta as chances de inflamações nas vias respiratórias. Por isso, mantenha os ambientes limpos e arejados ( sem produtos de limpeza com perfumes excessivos, procure os biodegradáveis), pois essa conduta pode auxiliar muito na qualidade de vida de todos na casa”, comenta o especialista.

A mudança de temperatura pode influenciar no surgimento de alergias (Foto: Shutterstock)

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas de alergia que aparecem com a mudança de tempo durante a primavera para ficar de olho são: os espirros frequentes; coceira no nariz, olhos e garganta; tosse constante; chiado no peito; nariz entupido e vermelho.

O que fazer nos quadros mais graves?

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças respiratórias atingem cerca de 30% da população mundial. Alexandre Colombini reforça que 10% dos brasileiros apresentam quadros de asma, enquanto outros 30% sofrem com rinite alérgica. Nos casos mais graves de alergia, o otorrino recomenda procurar um profissional para descobrir as possíveis causas.

Dicas (práticas!) para aliviar o problema em casa

  • Para a limpeza da casa, o recomendado é não deixar o pó ficar suspenso no ar. Para isso, tente usar o aspirador e o pano úmido no chão. Sobre a roupa de cama, o ideal é a troca a cada semana
  • Na casa com animais de estimação, a família pode optar por não manter os pets no mesmo quarto em que o paciente alérgico dorme. Além disso, o tutor pode manter o banho do bicho sempre em dia.
  • Para manter as vias respiratórias e o organismo hidratados, o recomendado é beber ao menos dois litros de água ao dia. Contudo, a boa alimentação também não deve ser deixada de lado, priorizando o consumo de sopas e caldos ricos em verduras e legumes. Para as frutas, invista nas que contêm vitamina C.
  • Pelos menos duas vezes ao dia, faça a limpeza nasal com soro fisiológico. Se tiver ar condicionado em casa, o otorrino recomenda que o uso seja redobrado, pois as vias respiratórias podem ressecar mais rápido.
  • Com o clima seco, é importante que a qualidade do ar seja melhorada. Para isso, tente usar aparelhos próprios ou até mesmo toalhas úmidas e bacias com água.
  • Para os brinquedos de pelúcia, os pais podem optar por mantê-los guardados em embalagens à vácuo depois de higienizados.
  • Manter a higiene pessoal também pode ajudar muito! Lavar as mãos com álcool gel, evitar o contato com a boca, nariz e olhos pode fazer uma baita diferença, pois são a porta de entrada dos vírus e bactérias.

Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Modelo apontada como mãe de filha de Neymar rebate notícia pela primeira vez - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Modelo que estaria grávida de Neymar quebra silêncio e fala pela primeira vez sobre boatos

Saiba o que dizer no Dia do Afilhado - (Foto: Getty Images)

Família

Dia do Afilhado: mensagens e frases para mostrar o quanto ele é especial

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Filho de Monique Evans não comparece ao casamento da mãe; entenda o motivo

Adolescente m4ta pais e irmão na zona oeste de São Paulo - Reprodução/ Rede Globo

Família

Adolescente de 16 anos mat4 pais adotivos e irmã após ser proibido de usar o celular

Amanda Kimberlly confirma gravidez, mas não foi confirmada a paternidade de Neymar - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Suposta mãe de filha de Neymar foi vista com jogador em Barcelona na balada

Foto: Reprodução/SBT

Família

“Faria novamente”, diz adolescente de 16 anos que mat0u os pais após ser proibido de usar celular

Modelo que estaria grávida de Neymar aumenta rumores com escolha dos padrinhos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Modelo que estaria grávida de Neymar convida irmã e amigo do jogador para padrinhos