Nesta segunda-feira, 6 de março, Tata Estaniecki abriu uma caixa de perguntas e respondeu algumas dúvidas dos seguidores. A influenciadora aproveitou para contar sobre como descobriu a gravidez, dando uma resposta pra lá de curiosa ao internauta. Ela é mãe de Beatriz, de 2 anos, e está à espera de Caio, seu segundo filho, ambos frutos do casamento com o youtuber Júlio Cocielo.
“Você sentiu que estava grávida antes de saber?”, perguntou o seguidor.”Senti! Comecei a trocar as palavras sem perceber! Palavras que não tinham nada a ver com a outro, do nada! Por isso resolvi fazer o teste!”, respondeu a mãe de segunda viagem. O casal anunciou a gravidez nas redes sociais no dia 17 de outubro do ano passado. Desde então, eles vêm compartilhando a evolução da gestação.

Na sequência, ela ainda falou sobre como têm sido a segunda gestação.”Ser mãe de segunda viagem deixa o processo da gravidez mais tranquilo?”, perguntou um fã.”Muito! Menina, estou esquecendo até de tomar as vacinas e fazer os exames”. Tata mostrou também como está a barriga, com um vídeo fazendo carinho nela.

Memória na gravidez
A gravidez muda tanto o corpo como a mente de uma mulher. Algumas mulheres passam por deficiências cognitivas durante a gestação. Em alguns casos, os sintomas são esquecimento ou perda de memória, para outros, uma névoa ou névoa cerebral.
A verdade é que ninguém sabe se acontece de fato alguma mudança no cérebro da grávida. Existem estudos que sugerem uma diminuição no cérebro da grávida, ou seja, que eles encolhem, mas outros discordam, dizendo que a gravidez não interfere na forma, estrutura ou função do órgão. Ainda há outros estudos que falam de evidências da redução de massa cinzenta, podendo afetar as funções cognitivas.
A Clínica Mayo fez uma revisão com mais de 20 estudos, trazendo 700 grávidas e 500 não grávidas, para analisar o cérebro delas. Foi descoberto que as gestantes apresentam um funcionamento cognitivo mais fraco, assim como a memória e o funcionamento executivo. Porém, as mudanças não vão afetar o desempenho de uma grávida no trabalho por exemplo. Inclusive, só foram reparadas essas mudanças por pessoas próximas as gestantes. Saiba mais sobre os sintomas duração desse período clicando aqui.