Um dia depois de terem passado pelo primeiro contato, Heloá deixou a equipe médica do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) emocionada após ter segurado a mão da irmã gêmea, Valentina, pela primeira vez! Em Goiânia, capital de Goiás, elas, que têm 3 anos de idade, passaram por uma cirurgia de separação que durou por volta de 17 horas.
O cirurgião responsável pelo caso das gêmeas, Zacharias Calil, compartilhou um vídeo das irmãs em seu perfil nas redes sociais durante o último domingo, 5 de fevereiro, explicando que Valentina, a qual se encontra com o estado de saúde mais delicado, está tendo melhoras na sua recuperação por estar ‘mais acordada’, enquanto Heloá permanece estável. “Essa imagem das mãos dadas não tem preço”, escreveu o médico.

Ainda na publicação, o profissional de saúde explicou que Valentina está mais consciente em relação a antes e que responde bem aos estímulos externos; de tal forma, ela consegue ter mais contato físico com Heloá na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com a unidade de saúde, Heloá segue estável e sem febre, usando antibiótico com exames e apresenta melhora, além de ter aceitado bem a dieta oral. Por outro lado, Valentina está em estado grave, porém mostrou ter melhorado no quadro neurológico e será extubada em breve. As irmãs gêmeas eram unidas por uma parte do tórax, abdômen, bacia, fígado, intestinos delgado e grosso e genitálias.
A família das gêmeas siamesas é natural de Guararema, cidade no interior de São Paulo, porém está em Goiânia pelo tratamento delas há aproximadamente 2 anos. Depois do acompanhamento médico ter iniciado, os pais das meninas resolveram se mudar para Morrinhos, cidade no interior goiano.
Confira o vídeo do momento clicando aqui ou acessando pelo link abaixo:








