• Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

Cerca de 3.500 bebês morrem enquanto dormem, por ano, nos Estados Unidos

Por Carolina Ildefonso
04/07/2022
Em Família
A orientação é que o bebê durma de barriga para cima, já que está comprovado que essa medida reduz em até 50% os riscos de SMSL

A orientação é que o bebê durma de barriga para cima, já que está comprovado que essa medida reduz em até 50% os riscos de SMSL Getty Images

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

A Academia Americana de Pediatria está com seu guia de orientações para mães e pais atualizado! A cada ano nos Estados Unidos, cerca de 3.500 bebês morrem de mortes infantis relacionadas ao sono, incluindo síndrome da morte súbita infantil (SIDS) e asfixia acidental e estrangulamento no leito. E por isso o órgão destaca os cuidados fundamentais antes de colocar a criança para dormir. Aqui no Brasil, o último material divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria foi em 2017, entretanto os dois materiais têm direcionamentos muito parecidos. Segundo o pediatra André Laranjeira, pai de Sofia e Manuela, eles se baseiam nos estudos mais recentes e fazem essa atualização a cada cinco anos.

A camomila pode ajudar seu filho a ter um sono tranquilo
A orientação é que o bebê durma de barriga para cima, já que está comprovado que essa medida reduz em até 50% os riscos de SMSL (Foto: Getty Images)

O novo guia americano tem claramente o objetivo de diminuir a morte súbita em bebês.  A síndrome da morte súbita do lactente (SMSL) é a principal causa de óbito de crianças com menos de um ano de vida, e geralmente ocorre durante o sono noturno – sem causa aparente. O problema pode estar relacionado com o atraso na maturidade do tronco cerebral do recém-nascido, dormir com os pais ou irmão, e de bruços ou de lado – em vez da posição correta, que é com a barriguinha para cima -, calor excessivo no ambiente, ou quando a mãe fuma durante a gravidez ou após o parto.

A fim de diminuir esse problema recorrente, a orientação americana reforça algumas medidas simples que reduzem em 50% o risco de mortes acidentais. São elas:

  • colocar o recém-nascido para dormir no mesmo quarto dos pais até completar seis meses de idade, mas em cama separadas;
  • deixar o bebê dormir em uma superfície plana, firme e livre de brinquedos e cobertas, com inclinação menor do que 10 graus;
  • não deixar o recém-nascido passar a noite em carrinhos de bebê ou cadeiras adaptadas em carros;
  • não dormir com o bebê no colo no sofá da sala, em puffs e colchões super macios também não é aconselhável, já que aumenta substancialmente o risco de lesão não intencional.

A AAP destaca também o cuidado com a cama compartilhada. “Uma grande porcentagem de bebês que morrem enquanto compartilham a cama são encontrados com o rosto ou a cabeça cobertos por roupas de cama. Portanto, é aconselhável não usar travesseiros, lençóis, cobertores, animais de estimação ou outros itens macios ou soltos que possam obstruir a respiração do bebê ou causar superaquecimento na cama”, sugere o documento.

LeiaMais

Nasce Mia, primeira filha de Lucas Rangel e Lucas Bley

Nasce Mia, primeira filha de Lucas Rangel e Lucas Bley

8 de outubro de 2025
Angélica desabafa sobre a mudança do filho mais velho para fora do Brasil: “Tem que deixar ir”

Angélica desabafa sobre a mudança do filho mais velho para fora do Brasil: “Tem que deixar ir”

5 de setembro de 2025
Corpo de Juliana Marins é retirado do Monte Rinjani quase 24 horas depois de ser encontrada sem vida

Família de Juliana Marins entra com pedido na Justiça para nova autópsia quando corpo chegar ao Brasil

30 de junho de 2025
Luana Piovani desabafa sobre o filho que decidiu morar no Brasil e diz que ele não a respeitava

Luana Piovani desabafa sobre o filho que decidiu morar no Brasil e diz que ele não a respeitava

30 de junho de 2025

Aqui no Brasil, as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria seguem a mesma linha das americanas e a morte súbita também é uma das principais preocupações. Orientam que o bebê durma de barriga para cima, já que está comprovado que essa medida reduz em até 70% os riscos morte súbita, em crianças até um ano de idade. Falam também sobre o cuidado com cobertores e outros objetos no berço e pedem que a inclinação do berço deve ser de no máximo 5%.

Ainda de acordo com a SBP, a literatura científica demonstra que a cama compartilhada aumenta o risco de Síndrome de Morte Súbita do Lactente (SMSL). Entretanto, reforçam que não há regra fixa, certo ou errado. Existe o que funciona para cada família, sempre levando em conta a segurança da criança.

Hora de mamar

O aleitamento materno é incentivado nos Estados Unidos até um ano de vida, visto todos os benefícios conhecidos para mãe e bebê, com aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade, se possível. Já, aqui no Brasil, a recomendação é amamentar o bebê até 2 anos de idade. Segundo especialistas, os benefícios do aleitamento são muitos, previne que o bebê tenha diarreia, alergias e até casos de morte durante o sono.

E por falar em prevenção, outro alerta extremamente importante emitido pelo órgão americanos às famílias é sobre a imunização das crianças. No Brasil, a queda dos índices da cobertura vacinal tem se mostrado uma preocupação em todo o país. E falam também sobre outras coisas que podem ser nocivas à criança, como exposição à nicotina, álcool, maconha, opióides e drogas ilícitas que são nocivos para a mãe e para o bebê.

O aleitamento materno é recomendado até os primeiros seis meses de vida. A prática de amamentar, no entanto, é aconselhada até os 2 anos da criança — ou mais, segundo OMS (Foto: Getty Images)

E a chupeta?

O uso da chupeta é outro ponto moderado pelo guia norte americano. “Oferecer uma chupeta na hora da soneca e na hora de dormir é recomendado para reduzir o risco da Síndrome da Morte Súbita”, está em um dos trechos. Porém, no caso de bebês que são alimentados com leite materno a introdução da chupeta deve ser retardada, até que a amamentação esteja firmemente estabelecida para não atrapalhar o processo. Mas alertam: nunca pendure uma chupeta no pescoço do bebê ou prenda-a na roupa do bebê quando o bebê for colocado para dormir pelo risco de estrangulamento.

Aqui no Brasil, a escolha sobre o uso do acessório fica a escolha da família. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que os pais façam a opção do uso ou não da chupeta após conhecimento dos “prós e contras” junto ao pediatra da criança.  Já sobre as questões de segurança também deixam o alerta dos acessórios relacionados que podem causar asfixia ou estrangulamento.

Vale lembrar que as dicas dos órgãos pediátricos são criados pensando na segurança das crianças e não se referem a educação e comportamento das famílias.

Tags: Academia Americana de PediatriaBrasilEstados Unidosmorte súbita bebêsorientaçõesSíndrome da Morte Súbita Infantilsociedade brasileira de pediatria
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Melanie Jacobson, a tutora, e a amiga de quatro patas, Lucy

Cadelinha é responsável por distrair e animar crianças ao se vacinarem contra a Covid-19 na Califórnia

Letras espalhadas representando os nomes brasileiros.
Bebês

Quais são os nomes e sobrenomes mais comuns do Brasil?

Por Laura Krell
5 de novembro de 2025
0

Parece que todo mundo no Brasil conhece uma Maria, um José ou alguém com o sobrenome Silva, não é? Saiba...

Leia maisDetails
Arvóre de natal com presentes embaixo, uma caixa vermelha e uma verde, na árvore há enfeites, como bolas e luzes

Natal: ideias de tradições natalinas de outros países para você começar com a sua família

5 de novembro de 2025
Nomes natalinos os mais populares para bebês que nascem perto do Natal.

Nomes natalinos: os mais populares para bebês que nascem perto do Natal

5 de novembro de 2025
Criança participando de uma brincadeira.

6 tipos de brincadeira que ajudam no desenvolvimento do seu filho

5 de novembro de 2025
Bebê que costuma espirrar bastante.

Entenda por que o seu recém-nascido pode espirrar tanto

5 de novembro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.