• 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Família

10 formas simples de mostrar ao seu filho que você o ama

Por Helena Leite
28/10/2020
Em Família
Você pode demonstrar seu amor de formas simples

Você pode demonstrar seu amor de formas simples Getty Images

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Os presentes mais fundamentais que você pode dar ao seu filho são: aceitação, estabilidade e, o mais importante, amor. É claro que os pais amam seus filhos. Mas o amor não é apenas um substantivo, é também um verbo, e mostrar o amor que sente pelo seu filho pode, às vezes, ser complicado. Existem pequenas maneiras de expressar esse amor e garantir que ele se sinta amado. Confira algumas delas:

Você pode demonstrar seu amor de formas simples (Foto: Getty Images)

Escute seu filho

Seus filhos querem saber que são importantes para você e certificar-se que eles saibam que você está interessado no que ele está dizendo é uma ótima forma de fazer isso!  “Largue os eletrônicos e mostre um interesse genuíno no que seus filhos têm a dizer”, diz Amy Morin, psicoterapeuta, apresentadora do podcast Mentally Strong People e autora de 13 Things Mentally Strong Parents Don’t Do. “Fale com eles, peça suas opiniões sobre vários assuntos do mundo real e demonstre que seus pensamentos e ideias são importantes para você”.

Divirtam-se juntos

Calma! Você não precisa transformar tudo em uma atividade de aprendizagem ou um desafio. Encontre maneiras de simplesmente se divertir juntos. “Jogue, se divirta e entre no mundo deles”, sugere Morin. “Permita um tempo não estruturado apenas para ficarem juntos. Esta é a melhor maneira de se relacionar com as crianças e mostrar a elas que você as valoriza o suficiente para criar tempo para passarem juntas”.

Abrace-os mais

Abrace-o mais! (Foto: Getty Images)

Dizer “Eu te amo” para seu filho é muito importante, mas não subestime o poder do toque físico para reforçar o vínculo de amor com seus filhos em todas as idades. “Especialmente para os adolescentes, que não vêm mais correndo pedindo por isso, mas ainda precisam de segurança física – assim como os adultos”, diz Peg Sadie, psicoterapeuta e treinadora de autocuidado. “Faça um esforço para abraçá-los todos os dias, tanto quanto possível”.

LeiaMais

O que os pais devem saber sobre vídeos de criança gerados por IA.

O que os pais devem saber sobre vídeos de criança gerados por IA?

18 de outubro de 2025
Menina sorrindo com uma mão passando protetor solar

9 dicas para manter seu filho protegido do sol

17 de outubro de 2025
Criança escrevendo na escola.

Seu filho fica entediado na escola? Entenda o que pode provocar isso

17 de outubro de 2025
Criança segurando uma abóbora de brinquedo

Dia das Bruxas: Museu Catavento, em SP, tem programação especial

17 de outubro de 2025

Faça pequenos gestos

Não é o tipo de pombo amoroso? Os pais ainda podem demonstrar seu amor com pequenos gestos. Morin sugere que os pais escrevam bilhetes e coloquem no almoço. Faça elogios e diga coisas boas sobre seus filhos na frente de outras pessoas. “Suas ações falam muito sobre o quanto você se importa com eles”, ela insiste. “Eles se sentirão amados quando você fizer pequenas coisas extras para eles ou quando disser coisas boas sobre eles”, continua.

Crie uma rotina especial juntos

Este ritual não precisa ser complicado ou caro. O presente que você está dando ao seu filho é o seu tempo. “Talvez seja um ditado ou uma rotina divertida para dormir, ou fazer seus biscoitos favoritos juntos aos domingos”, diz Sadie. “Seja o que for, faça com que isso vire parte da rotina e seja único e especial para cada criança”.

Inclua seu filho nas decisões familiares

Pedir a opinião das crianças, seja onde comprar comida para viagem ou algo maior, como o que pensam sobre a mudança, reconhece que o que elas têm a dizer é importante e que você valoriza a opinião delas. “Saber que eles também têm uma palavra a dizer aumenta seu sentimento de pertencimento, bem como de segurança”, diz Sadie.

Deixe-o fazer parte das decisões da casa (Foto: Getty Images)

Mantenha a estabilidade em sua casa

“Mantenha a hora de dormir, as refeições, a hora de acordar, a programação dos deveres de casa e as atividades extracurriculares da criança”, diz Fran Walfish, Psy.D., psicoterapeuta de família e relacionamento e autora de The Self-Aware Parent. “Quanto mais estável a vida e a rotina de seu filho, mais ele se sentirá seguro e amado e menos ansiedade sofrerá”.

Perceba a importância da dinâmica familiar

Você pode não perceber que a dinâmica familiar está afetando seu filho, mas o ambiente em que ele vive pode ter um papel importante em fazê-lo sentir seu amor. As crianças aprendem muito sobre relacionamentos vendo como seus pais interagem. “Os pais que demonstram afeto e amor um pelo outro ensinam os filhos a tratar os membros da família assim”, diz Morin. Ser um bom modelo é importante, pois seu filho observa tudo o que você faz.

Entenda que coisas materiais não equivalem a amor

Pode parecer clichê, mas as crianças realmente preferem sua presença em vez de seus presentes. Morin incentiva os pais a relembrar suas próprias infâncias e considerar o que eles mais se lembram. “Você provavelmente se lembrará de fazer atividades divertidas com seus pais”, diz Morin. “E provavelmente você não se lembra do que ganhou de aniversário quando tinha 10 anos. Com isso em mente, é importante pensar sobre as lições de vida que você deseja que seus filhos aprendam e o tipo de memórias que deseja criar com eles”.

Apoie seu filho mesmo quando ele escorregar

As crianças precisam saber que são amadas, mesmo que cometam um erro. “Seja o porto seguro do seu filho”, diz Laura Gerak, Ph.D., psicóloga pediátrica do Akron Children’s Hospital. Expresse que está orgulhoso deles por assumirem responsabilidades e use isso como uma oportunidade de aprendizado para o futuro. O Dr. Gerak sugere que os pais discutam a situação e façam as seguintes perguntas: o que você aprendeu? O que você faria diferente na próxima vez?

“Isso lhes dá a mensagem de que nem sempre serão perfeitos, ninguém é, mas que você tem fé que eles descobrirão e são competentes para lidar com isso”, disse o Dr. Gerak. Ao mesmo tempo, você também está construindo a confiança deles, pois os está ajudando a encontrar maneiras de consertar seus erros, em vez de substituí-los. Uma vitória dupla!

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

Tags: amorcarinhoComportamentoCriançademonstrarFamíliafilhospfnoinsta
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
O caso aconteceu em Fortaleza

Bebê engasga com papinha e é salvo por policiais que ouviram socorro da mãe

Burnout materno: “Calma, você não está só”
Universidade de Pais

Burnout materno: “Calma, você não está só”

Por Dr. Wimer Bottura Junior
18 de outubro de 2025
0

Por Dr. Wimer Bottura Jr. - Psiquiatra e psicoterapeuta especialista em famílias A realidade silenciosa das mães brasileiras O Brasil...

Leia maisDetails
O que os pais devem saber sobre vídeos de criança gerados por IA.

O que os pais devem saber sobre vídeos de criança gerados por IA?

18 de outubro de 2025
Lua e nuvens penduradas, representando o sono dos bebês.

Por que o sono é tão importante para o desenvolvimento do bebê?

18 de outubro de 2025
Personagens da série Stranger Things

Stranger Things 5: confira data de estreia do episódio final

18 de outubro de 2025
Ator de Stranger Things

Stranger Things: ator revela preocupação em relação aos fãs

17 de outubro de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • 19° Seminário
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Notícias
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.