Uma gata filhote foi o primeiro animal a ter o diagnóstico de Covid-19 comprovado no Brasil. A pet não está com sintomas e foi infectada pelos donos neste mês de outubro, durante a quarentena. De acordo com o Jornal Opção, além dela, outro gato e um cachorro também estão sendo investigados por veterinários.

O resultado positivo veio através de um teste molecular RT-PCR, um dos mais avançados para detectar o vírus. Os dados foram avaliados pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso. Após a suspeita de que a gata estaria sim com coronavírus, a pesquisadora enviou o caso para a Universidade Federal do Paraná, onde a ocorrência de Covid-19 nos animais está sendo estudada.

Embora existam alguns casos, não se sabe qual é a probabilidade e a frequência com que seres humanos transmitem a doença para animais. Além disso, os cientistas também desconhecem se pets de estimação podem passar coronavírus para os donos. Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, o papel dos animais na propagação da pandemia é “insignificante”.