Uma das coisas que mais preocupam uma mãe de primeira viagem quando o assunto é fralda são as assaduras. A gente sabe que dá a maior aflição ver o bumbum do bebê todo irritado e vermelho. Mas você sabe por que elas acontecem?
Entenda o que são as assaduras do bebê
Conhecidas como dermatite das fraldas, as assaduras são uma reação inflamatória do contato da pele do bebê com outro agente. Como a pele do bebê é muito sensível, acaba se inflamando quando entra em contato com cocô, xixi, suor ou até mesmo um fungo, o sapinho. Além de deixar a pele irritada, vermelha, com ardência, coceira e dor, as assaduras também podem afetar o sono do bebê e a alimentação do seu filho.
Quando a criança está com assaduras, é comum surgir vermelhidão, bolinhas, inchaço e até descamação no bumbum e na virilha. Mas as regiões mais quentes e dobrinhas, como pescoço e a região debaixo do queixo, não escapam dele. As causas para essa irritação podem ser muitas: contato prolongado da pele com fezes e urina, atrito e fricção da fralda ou da roupa, fraldas apertadas e até resíduos de sabonete, lenço umedecido ou amaciantes.

Quando o bebê passa a consumir alimentos sólidos, também existe a possibilidade das inflamações aumentarem, já que a composição das fezes muda. As assaduras acontecem normalmente até os 2 anos da criança, mas são mais frequentes durante o primeiro ano do bebê, entre 6 e 12 meses. Quando as temperaturas estão mais altas, a dermatite das fraldas aumenta.
Como prevenir as assaduras?
É bem simples: trocar com frequência as fraldas do seu filho, de cinco a seis vezes por dia, dependendo da necessidade; higienizar a pele do bebê com os produtos adequados para os recém-nascidos e hidratar bem a região, usando pomadas antiassaduras. Além disso, dê banho com a água na temperatura do corpo, para que o bebê não perca calor. Lembre-se que cinco minutos são suficientes para limpar as partes mais importantes e sujeitas às assaduras.
Uma assadura inicial deve melhorar em cerca de dois dias depois do início do tratamento recomendado pelo médico. O uso de cremes tradicionais usados para prevenir a irritação com base de óxido de zinco, vitaminas A e D, lanolina, calêndula e óleos costumam solucionar o problema. Mas fique atenta! Se a assadura persistir ou piorar, fale com o pediatra. A irritação pode ser algum outro tipo de infecção que vai exigir um tratamento mais específico. Confira seis dicas práticas para prevenir as assaduras do seu filho:
- Troque a fralda do bebê sempre que possível
- Limpe a área dos órgãos genitais com cuidado. Depois que o bebê fizer cocô deixe a região bem seca antes de fechar a fralda
- Passe uma fina camada de pomada antiassadura no bumbum do bebê, e não use talco
- Não aperte demais a fralda. É preciso deixar espaço para o ar circular e a pele do bebê poder respirar
- Evite o uso de amaciante nas roupas do bebê
- Quando seu filho começar a comer alimentos sólidos, não dê muitas novidades ao mesmo tempo, pois a assadura também é forma de alergia alimentar.