Bebê

É normal o cabelo do bebê cair? Saiba o que fazer

(Foto: iStock)

Publicado em 29/05/2024, às 14h00 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Quando um bebê chega ao mundo, uma das primeiras curiosidades de familiares e amigos é observar se o recém-nascido tem bastante cabelo. No entanto, o que muitos não sabem é que esses primeiros fios não são exatamente cabelos, mas sim pelos.

É comum que o cabelo do bebê caia a partir do primeiro dia de vida - (Foto: Reprodução/Freepik)

 

Os pelos presentes no nascimento dos bebês têm uma estrutura semelhante aos pelos do braço de um adulto. Segundo o pediatra Jorge Huberman, filho de Rachel e David, esses fios têm como função principal manter o bebê aquecido, considerando que a cabeça é a parte do corpo que mais perde calor. Essa característica é particularmente mais acentuada em bebês prematuros, que tendem a ter uma quantidade maior desses pelos pelo corpo como um mecanismo de proteção.

Com o passar dos primeiros dias ou meses de vida, é natural que esses fios comecem a cair. Esse processo ocorre devido à interrupção do fornecimento de hormônios maternos através do cordão umbilical após o nascimento. Não há uma idade exata para a queda desses pelos iniciar, mas geralmente acontece entre os primeiros dias e os três meses de vida do bebê. 

Não se deve cortar ou raspar os fios dos bebês (Foto: Getty Images)

 

Durante essa fase, Dr. Huberman aconselha as mães a evitarem práticas que possam forçar a queda dos fios, como passar as mãos ou escovas frequentemente na cabeça do bebê. Além disso, recomenda-se usar apenas sabonete corporal para a higienização da cabeça do bebê até ele completar seis meses de idade.

Outra observação comum é a queda desigual dos fios, resultando em falhas no couro cabeludo. Isso pode acontecer se o bebê dorme predominantemente com a cabeça voltada para o mesmo lado. Para incentivar uma queda uniforme dos pelos, os pais podem ajustar suavemente a posição do bebê enquanto ele dorme, desde que isso seja feito de forma segura e confortável.

A queda capilar depois dos dois anos deve ser investigada(Foto: Getty Images)

 

Após a queda da penugem inicial, começa o verdadeiro crescimento dos cabelos do bebê, processo que pode variar de seis meses até um ano e meio de vida. É neste momento que as características capilares começam a se assemelhar mais às dos pais. 

O pediatra alerta ainda para situações em que a queda capilar persiste além dos dois anos de idade, momento em que pode indicar deficiências nutricionais ou problemas alimentares, assim é fundamental falar com o médico de confiança.

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
Cabelo bebês queda recém nascido mudança no cabelo do bebê é normal cair o cabelo do bebê