• Notícias
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
  • Notícias
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Clube Pais&Filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
pais e filhos
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Recém-Nascido

O bebê chegou em casa, e agora? Saiba os primeiros cuidados com o recém-nascido

Por Jennifer Detlinger
02/05/2022
Em Recém-Nascido
A temperatura recomendável da água para o banho do bebê é em torno de 35 a 36º C

A temperatura recomendável da água para o banho do bebê é em torno de 35 a 36º C Getty Images

Share on FacebookShare on TwitterEnviar

Quando você percebe que não está mais amparada pelos médicos e enfermeiros do hospital ou da maternidade, é natural bater aquela insegurança ao chegar em casa com seu filho. No minuto em que a gente sai da maternidade e fica por conta própria, parece que tudo o que aprendemos some da cabeça no mesmo minuto.

Mas lembre-se: sempre tenha paciência com você mesma e não pense duas vezes em pedir ajuda. O importante é confiar no seu instinto. Aos poucos, mãe e bebê vão se conhecendo e ninguém vai entender seu filho melhor que você. Como os primeiros cuidados com o bebê podem se tornar algo muito complicado no pós-parto, separamos algumas dicas para te ajudar a deixar essa fase mais tranquila e segura:

A hora do banho

Esse costuma ser o primeiro grande desafio. É normal achar que o bebê vai escorregar, se machucar ou, pior, que vai acabar se afogando. Mas fique tranquila que nada disso acontece. Para facilitar sua vida, deixe as coisas separadas: o trocador por perto, a toalha, o sabonete, o shampoo e o algodão. A temperatura recomendável da água é em torno de 35 a 36 ºC. Você pode usar termômetro de banheira ou seu próprio cotovelo: morna, agradável ao toque, é como ela deve estar. Feche janelas e portas para não entrar corrente de ar frio.

A temperatura recomendável da água para o banho do bebê é em torno de 35 a 36º C
A temperatura recomendável da água para o banho do bebê é em torno de 35 a 36º C (Foto: Getty Images)

Quando for começar o banho, tire a fralda e limpe o bebê antes de colocá-lo na banheira. Restos de xixi e cocô podem contaminar a água da banheira se você não fizer essa limpeza. Depois, basta segurar a cabecinha e as costas do bebê com uma mão e lavar o corpo com a outra. É preciso respeitar a ordem dos fatores: lave o rosto primeiro, pois a água ainda está limpa.

LeiaMais

Tosse em bebês: sinais de alerta, causas comuns e o que nunca fazer

Tosse em bebês: sinais de alerta, causas comuns e o que nunca fazer

9 de julho de 2025
Picada de mosquito, formiga ou abelha em bebê? Saiba como agir com segurança

Picada de mosquito, formiga ou abelha em bebê? Saiba como agir com segurança

9 de julho de 2025
Polêmica no ar: pais precisam trocar fraldas na escola? Entenda a nova regra!

Quantas vezes o recém-nascido deve fazer cocô por dia?

29 de junho de 2025
Bolsa estourou? Saiba como identificar e o que fazer

Gases no bebê: como colocar para arrotar e aliviar o desconforto

29 de junho de 2025

Para lavar os olhos, passe algodão molhado do canto interno para fora. Chegou a hora de lavar o corpo: primeiro, limpe a frente e todos os membros, depois as costas e o bumbum – mantendo a cabeça a uma distância segura da água. A cabeça deve ser lavada por último, pois como fica para fora da água o tempo todo, quanto menos tempo molhada, melhor. E lembre-se: use apenas shampoos e sabonetes neutros, específicos para crianças. Veja mais detalhes sobre como dar banho no bebê.

Trocar a fralda

É comum que o bebê faça cocô a cada vez que mama e suje entre 8 e 12 fraldas por dia. Depois, esse número vai diminuindo. Antes de colocar o bebê no trocador, deixe separado tudo o que for usar: fralda limpa, lenço umedecido ou algodão e água morna e uma fraldinha de pano. Para os meninos, separe uma fraldinha extra, para o caso dele fazer xixi bem na hora da troca.

Comece lavando as mãos. Tire a fralda suja e dobre a parte do adesivo para que não grude sem querer na pele do bebê. Dobre a fralda usada e coloque-a embaixo do bumbum do neném enquanto faz a limpeza. Limpe com o algodão de frente para trás, com um movimento único. Use quantos algodões forem necessários até limpar completamente.

Cruze as pernas do bebê e levante-as com uma mão enquanto com a outra limpa o bumbum. De novo: de frente pra trás. Quando estiver bem limpo, seque suavemente com a fralda de pano. Se optar por usar creme antiassadura, passe na virilha e no bumbum, jamais na genitália. Veja como evitar assaduras e irritações na pele do bebê.

Por último, coloque a fralda limpa, com o desenho para frente. Cole as fitas adesivas nas laterais e verifique se está sobrando um dedo, para que não fique muito apertada nem muito larga. Passe o dedo nas laterais das perninhas, para deixar as abas para fora.

Sempre tenha paciência com você mesma e não pense duas vezes em pedir ajuda. Ter um bebê recém-nascido em casa não é tarefa simples!
Sempre tenha paciência com você mesma e não pense duas vezes em pedir ajuda. Ter um bebê recém-nascido em casa não é tarefa simples! (Foto: Getty Images)

Limpar o umbigo

Durante uma a duas semanas após o parto, você precisa tomar os devidos cuidados com o coto umbilical, aquela parte que fica após o corte do cordão e que, depois, cai sozinha. O importante é limpar com hastes de algodão e um pouquinho de álcool 70% e esperar secar para colocar a fralda. Esse procedimento deve ser feito todos os dias após o banho, até que seque e caia. Não precisa de faixa, umbigueira, moeda, ou qualquer objeto sobre o umbigo. Por mais que a gente tenha um pouco de aflição, o bebê não sente dor, então fique tranquila.

Colocar para arrotar

Quando seu filho mama, inevitavelmente engole ar. E o excesso de ar no estômago do bebê pode causar desconforto com gases. Para aliviar esse incômodo é preciso colocar a criança para arrotar. Sempre pode vir um regurgito junto com o arroto, então é melhor prevenir e colocar uma toalhinha no ombro. Não existe uma posição correta, mas colocar o bebê em pé, com a cabeça acima do seu ombro, facilita o processo todo. Com um braço você vai sustentar o seu filho e, com o outro, você dá umas batidinhas de leve.

O sono do bebê

O bebê pode demorar um pouco a diferenciar dia e noite. Se era mais ativo na barriga à noite e mais quieto durante o dia, pode manter o padrão no início. Ele dorme a maior parte do dia, em média 20 horas, acordando para mamar ou quando está com a fralda suja. Também pode reclamar de frio, calor ou cansaço ou por querer aconchego mesmo. Você pode mantê-lo em um moisés ou carrinho-berço perto de você na sala, durante o dia, e no quarto ao lado da sua cama, à noite, por exemplo, sempre de barriga para cima.

A moleira do bebê se fecha em torno de 9 a 18 meses (Foto: Getty Images)

Sem medo da moleira

Já reparou que a moleira do bebê às vezes parece pulsar? Dá um pouco de aflição, mas é perfeitamente normal. Ao nascer, o recém-nascido não tem as quatro tábuas ósseas que formam o crânio soldadas Elas estão apenas justapostas, para que seja possível que a cabeça passe pelo canal de parto. Entre esses ossos existem dois pequenos espaços ainda vazios, um na parte superior e outro na parte inferior, que permitem que o cérebro do bebê continue crescendo. Quando seu filho chora, pode ser que a moleira fique convexa. Ao dormir, ela abaixa. Se ficar muito funda, pode ser sinal de desidratação. A moleira se fecha em torno de 9 a 18 meses.

Manual do choro

Aos poucos você começa a decifrar as causas do choro do seu bebê só pelo som. Se ainda tem dúvidas, vá por eliminação:

  • Fome: se seu bebê estava dormindo por duas ou três horas e acordou chorando, pode querer mamar.
  • Desconforto: verifique se a fralda está suja e troque. Veja se a roupa de cama está limpa e se ele não está com frio ou calor.
  • Insegurança: um movimento brusco, luz forte ou um barulho podem fazer o recém-nascido chorar. Muitos choram durante a troca de fraldas e no banho. Acaricie o bebê e segure-o com firmeza, mas com suavidade ao trocá-lo e banhá-lo.
  • Cansaço: quanto mais exausto o bebê, mais difícil acalmá-lo. Por isso aprenda a identificar os sinais de sono – ele boceja e puxa as orelhas, por exemplo, antes de começar a chorar. Crie um ritual calmante que preceda a hora do sono, cantando e embalando-o ao colocá-lo no berço.
Tags: Bebêcomo dar banho no bebêcomo dar banho no bebê no chuveiro sozinhacomo dar banho no bebê recém-nascidocomo limpar o umbigo do bebêcomo trocar a fralda do bebêrecém-nascido
Compartilhar5Tweet3Compartilhar1Enviar
PRÓXIMO
Raquel Antunes da Silva foi imprensada por carro alegórico no Rio

Mãe de menina morta por carro alegórico se defende de críticas na internet: “Não foi minha culpa”

Menina de 12 anos desaparece após conversas com homem que conheceu em jogo online
Ronda

Menina de 12 anos desaparece após conversas com homem que conheceu em jogo online

Por Marilia Navarro
10 de julho de 2025
0

Uma situação preocupante chamou atenção em Santos, no litoral paulista. Yara Melo Delfino, uma garota de apenas 12 anos, está...

Leia maisDetails
Inscreva-se já no 19º Seminário Internacional Pais&Filhos: confira o passo a passo

Inscreva-se já no 19º Seminário Internacional Pais&Filhos: confira o passo a passo

10 de julho de 2025
Advogado confirma posse de Dona Ruth de parte do valor do seguro das outras vítimas e comenta destino do dinheiro

Dona Ruth é alvo de críticas após vazamento de informações sobre acordo de seguro do acidente de Marília Mendonça

10 de julho de 2025
Filha do piloto que estava com Marília Mendonça confirma divisão do seguro imposta por Dona Ruth e diz que precisou abandonar faculdade

Filha do piloto que estava com Marília Mendonça confirma divisão do seguro imposta por Dona Ruth e diz que precisou abandonar faculdade

10 de julho de 2025
Edu Guedes faz desabafo sobre a nova fase após descoberta do câncer e comenta detalhes do diagnóstico

Edu Guedes faz desabafo sobre a nova fase após descoberta do câncer e comenta detalhes do diagnóstico

10 de julho de 2025
  • 18º Seminário Internacional Pais&Filhos – Mãe (não) é tudo igual
  • Fale Conosco
  • Página Inicial
  • Política de Privacidade
  • Quem Somos
  • Termos de Uso

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Notícias
  • Família
  • Criança
  • Bebês
  • Gravidez
  • Clube Pais&Filhos

© Brasil MN Manchete Editora 2023 - Todos os direitos reservados | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.