Bebês

Estudo revela que crianças sensíveis se tornam adultos ligados às emoções dos outros

iStock

Publicado em 05/10/2018, às 13h37 por Redação Pais&Filhos


Compartilhe:


Se você tem um bebê muito atento, cauteloso e sensível, ficará feliz em saber que o temperamento dele vai torná-lo um adulto empático. Um novo estudo na Universidade da Virgínia sobre o comportamento de crianças e bebês revelou que, se seu filho é sensível, ele está sintonizado com as emoções dos outros, crescendo como um adultos mais atencioso.

Uma equipe de pesquisadores mostrou a um grupo de bebês muito pequenos um rosto com expressões de medo. Eles monitoraram as reações dos bebês a esse rosto, rastreando os movimentos dos seus olhos. Algum tempo depois, eles retomaram os estudos com as mesmas crianças, porém mais velhas, para ver como o comportamento deles e suas respostas a outros humanos haviam se desenvolvido.

Com isso, eles descobriram que os bebês que eram mais sensíveis aos rostos amedrontados se tornaram mais compassivos e prestativos. Essas crianças notaram prontamente como os outros poderiam estar se sentindo e estavam ansiosos para se conectar de forma positiva, sendo úteis.

Bebês sensíveis tornam-se adultos mais altruístas (Foto: iStock)

“O estudo descobriu que bebês que prestavam atenção a rostos com medo tendiam a ser mais prestativos aos 14 meses, trazendo para os pesquisadores canetas e bolas que estavam fora de seu alcance, apenas para ajudar” mostrou o relatório da pesquisa.

Este comportamento útil foi exclusivamente ligado a bebês que responderam mais aos rostos medrosos. A análise revelou que o comportamento altruísta na infância foi identificado apenas em crianças que reagiram a rostos com medo, mas não com rostos felizes ou com raiva“.

Os autores do estudo dizem que, tanto o comportamentos altruísta, quando o reconhecimento das emoções são formados muito cedo, quando seus filhos são bem pequenos. Espera-se que a compreensão do que faz os bebês se preocuparem com os outros comece um trabalho de base para gerar esse tipo de altruísmo, promovendo humanos mais carinhosos e com compaixão.

Portanto, se o seu bebê parecer muito ligado aos sentimentos dos outros, saiba que eles vão se transformar em um adulto empático e que busca ajudar os outros.

Leia também:

Bullying entre irmãos é prejudicial à saúde mental das crianças, diz pesquisa

Seu filho anda na ponta do pé? Descubra o que pode ser

Menina de 6 anos ajuda a cuidar de pai com paralisia e emociona a web

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Bebê Comportamento Família Boa notícia choro