
De acordo com um estudo divulgado no periódico científico Development, os bebês, enquanto ainda estão no útero, possuem músculos parecidos com o dos lagartos. É mais comum que isso aconteça nas mãos, e que eles percam essa característica depois de nascerem.
Esse tipo de evolução é um dos processos mais antigos já observados em seres humanos, acontecendo há mais de 250 milhões de anos, quando os répteis viraram mamíferos. Ainda não é possível dizer o motivo dos músculos se formarem primeiro e serem remodelados depois.

Essa mutação, de acordo com os cientistas, pode ter modificados os polegares, pois eles apresentam um músculo extra. Os adultos e crianças geralmente não apresentam essa transformação, mas foi possível visualizar, por imagens 3D, em bebês de sete a 13 semanas de gestação.
Na pesquisa, realizadas com 15 bebês, Rui Diogo, da Howard University, nos Estados Unidos, diz que: “Temos muitos músculos no polegar, temos movimentos precisos do polegar, mas perdemos muitos dos músculos que vão para outros dedos“. Geralmente se eles permanecem nos dedos, podem ser associados à deformidades.
Leia também:
Estudo prova que crianças antissociais com vínculo instável com os pais custam mais à sociedade
Pesquisa descobre que leite de mãe acima do peso ajuda prevenir obesidade infantil
Fique por dentro do conteúdo do YouTube da Pais&Filhos: