O Bebê pode ter uma aparência um tanto quanto engraçada
A cabeça dele pode estar um pouco amassada por causa da jornada que ele enfrentou passando pelo canal vaginal. Ele também pode estar com o rosto inchado e olhos que muitas vezes estão fechados. Afinal, ele passou nove meses dentro do útero. Mas logo ele se tornará naquele lindo bebê que você imaginou.
Não espere recompensas – sorrisos ou risadas – até a marca de seis semanas.
Até lá você vai estar trabalhando com um chefe que só reclama! Para superar a exaustão e agitação emocional fique com isso em mente: seus esforços não serão perdidos para o bebê nesses primeiros dias. “Ele se sente consolado pelo pai ou mãe, ele se sente próximo deles e gosta de ser segurado”, diz o pediatra Christopher Tolcher.
Dê banhos a seco no bebê até que o cordão umbilical caia
Se o cordão fica seco ele cai mais rápido –normalmente em duas semanas. Além disso, recém nascidos não se sujam tanto! Se o cordão molhar, seque. E se a ferida sangrar um pouco quando ele cair, é normal também.
A moleira pode ser segurada
“Eu tinha muito medo da moleira”, diz April Hardwick, ao se referir a abertura no crânio do bebê, o que possibilita que o bebê saia e seja manuseado no canal vaginal. “Minha filha tinha muito cabelo quando nasceu, e eu tinha medo de penteá-lo por causa da moleira”, diz April. Mas não há por que se preocupar “Não tem problema em encostar na moleira e nem no cabelo que tem em volta”, dia Tanye Remmer, pediatra e autora do livro Mommy Calls. O lugar também pode pulsar por estar diretamente em cima de vasos sanguíneos que cobrem o cérebro.
Eles vão demonstrar se estiverem se alimentando o suficiente
O bebê precisa comer a cada duas ou rês horas – mas se você está amamentando, é duro saber o quanto de leite o bebê está ingerindo. “O peso do bebê é o melhor indicador nos dias de hoje”, diz Tolcher. Seu pediatra vai checar nas consultas. Um recém nascido perde de 5 a 8 porcento de seu peso quando nasce na primeira semana, mas deve ganhar o equivalente muito rápido. A contagem de fraldas usadas também pode ajudar nesse momento. Contando quantas fraldas o bebê usa por dia, você consegue ter uma média do quanto ela está comendo e expelindo.
Bebês choram muito – é assim que eles se comunicam!
O choro deles vai dizer se estão com fome, frio, fralda suja ou se querem colo. Essas “conversas” podem ser frustrantes, mas depois de um tempo você pega o jeito e sabe o que ele precisa. Laurie May e seu marido logo aprenderam qual era o choro de fome da sua filha. Quando eles se tornaram pais, tinham até um alarme que acordava a filha de duas em duas horas para ser amamentada. “Nós percebemos que não precisamos do alarme!”, diz ela.
Leia também:
A melhor opção é vacinar seu filho, sempre!
“Assim são meus dias: com a criança mais maravilhosa do mundo!”, conta Magali Rodrigues
Em caso de abandono de um dos pais, a indenização é um direito?