Uma bebê que nasceu surda viralizou nas redes sociais em um vídeo, onde ela chora ao ouvir pela primeira vez a mãe dela falando, depois receber um aparelho auditivo dos médicos. Os olhos de Charlotte começaram a encher de lágrimas ao ouvir uma declaração de amor da mãe,Christy Keane, dizendo ‘’eu te amo’’ para a filha.
“Ela nunca me ouviu dizer a ela o quanto eu rezei por ela quando ela estava na minha barriga, ela nunca me ouviu [grata] por recebê-la no mundo, ela nunca me ouviu cantar para ela […] ela nunca me ouviu dizer ‘eu te amo’”, escreveu a mãe nas redes sociais.“Ela nunca me ouviu dizer a ela o quanto eu rezei por ela quando ela estava na minha barriga, ela nunca me ouviu [grata] por recebê-la no mundo, ela nunca me ouviu cantar para ela […] ela nunca me ouviu dizer ‘eu te amo’”, escreveu a mãe nas redes sociais.
Os pais ainda não sabem o motivo de Charlotte ter nascido com surda . Nem Christy Keane, nem seu marido, têm histórico familiar de perda auditiva.Como a filha do casal ainda é muito jovem para receber implantes cocleares, os médicos colocaram um aparelho auditivo na bebê. Por isso a menina se emocionou ao ouvir pela primeira vez a voz da mãe.
Veja abaixo o vídeo do momento:
Christy escreveu no Facebook: “Tivemos nosso momento milagroso pelo qual rezei hoje, quando Char recebeu seus aparelhos auditivos. Nós não achamos que ela ouviria nada, então isso foi mais incrível do que eu posso colocar em palavras!”.“Imagine nossa surpresa e alegria quando ela nos deu uma emoção tão sincera”.
Como identificar problemas na audição
Segundo Fayez Bahmad, médico otorrinolaringologista, doutor em distúrbios da audição pela Harvard Medical School, e professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, a surdez tem várias causas, dentre elas, as mais comuns são: origem infecciosa, de doenças como sarampo, caxumba, meningite viral e bacteriana, por exemplo; fatores genéticos e causas traumáticas, como um acidente. Além disso, bebês que nascem prematuros podem evoluir com perda auditiva.
Para o especialista, pais e professores podem ficar atentos a alguns sinais que ajudam a detectar possíveis problemas de audição. Crianças com perda auditiva geralmente manifestam dificuldade de compreensão, falta concentração na sala de aula, baixo rendimento escolar, ficam mais dispersas e possuem alguma alteração de linguagem e distúrbios de fala.
“O ideal é que toda criança em idade escolar possa realizar um exame de audiometria anualmente”, diz o Dr. Fayez. Após a consulta com o médico, se houver suspeita de problemas, o paciente é submetido a um exame de audição, chamado audiometria, para diagnosticar o grau da perda auditiva. Dependendo do grau, o tratamento varia desde um aparelho de audição até um implante para substituir o órgão auditivo em casos mais graves.
Crianças ou adultos não tratados acabam ficando desconectados do seu ambiente de trabalho ou estudo e convívio social, pois perdem a capacidade de dialogar ou compreender o que as pessoas ao redor falam, fazendo com que ocorra um isolamento.
O médico também explica que uma das principais doenças modernas é a perda auditiva provocada por ruídos intensos. Portanto, as crianças devem evitar o uso de aparelhos sonoros com intensidade de áudio muito alta. Além do exame para diagnóstico, essa é a principal medida de prevenção.