Uma mãe ficou inconformada com o comportamento da sogra em relação à filha dela. Ela não se identificou, mas foi até uma rede social desabafar, a avó do menina de três meses estava dado água para a bebê.
Ela já havia dito para a mãe do marido que não queria que a filha se alimentasse com água, ela já tinha conversado com o pediatra e decido que a fórmula e o leite eram o suficiente para a alimentação da menina.
Mas mesmo assim ela descobriu a sogra dando uma mamadeira de 170ml de água para a bebê de três meses. A mãe fez uma publicação no Mumsnet. “Minha filha tem três meses e uma barriga muito sensível. O pediatra inclusive orientou para amamentá-la de pouquinho em pouquinho. Ela é muito amável, raramente chora e dorme a noite toda”, começa.
“No último final de semana, eu deixei minha filha com minha sogra por algumas horas para ir a um casamento com meu marido. Quando fui buscá-la, ela estava chorando muito. Novamente, era mais um dia quente e minha sogra tinha colocado uma roupa fechada demais nela”, explica.
“Então, assim que cheguei em casa fui trocá-la e notei que a barriguinha dela estava inchada. Liguei para minha sogra e ela confessou que havia dado uma mamadeira com 170 ml de água!”
“Minha filha ficou melhor depois, mas eu estou muito brava com a minha sogra! Eu estou muito brava por ela ter dado água para minha filha, especialmente porque eu havia dito para ela não fazer isso! Acham que devo falar com ela?!”
Intoxicação por água do banho
Katie Gorter é mãe de uma menina de 11 meses e passou por um momento tão difícil que resolveu fazer da experiência dela um alerta para todas as mães. A bebê dela teve que ser internada às pressas depois de ter intoxicação por excesso de água.
O desabafo dela no Facebook já teve mais de 30 mil compartilhamentos. “Eu só queria fazer um anúncio de serviço público! A intoxicação por água é muito real e pode acontecer mais fácil do que a gente imagina! Por favor, só ofereça a bebês de 6 a 12 meses, não mais que 60ml de água em um período de 24 horas!”, começa.
“Bebês com menos de 6 meses não podem tomar nada de água! Atualmente estou lidando com o meu bebê de 11 meses que teve intoxicação por água! Eu só ofereço 60 ml por dia e normalmente ela não termina. Mas ontem ela descobriu que podia beber a água do banho. Eu não pensei muito nisso na hora e depois acabei correndo para o pronto-socorro”, explica.
“Ela ficou letárgica, começou a vomitar e depois lutava para respirar! Ela tinha tanta água nela que os pulmões estavam comprimidos! Ela está se saindo muito melhor agora com a respiração, mas ainda estamos vomitando com muita frequência! Eu só queria colocar isso para fora para aqueles que não acreditam que isso é importante”.
A atualização
Depois de ver a repercussão que o caso teve, ela se sentiu na obrigação de agradecer por todo apoio e atualizar as pessoas sobre o estado de saúde da filha. “Isso explodiu muito mais do que eu jamais imaginei ser possível! Obrigado a todos pelas orações e palavras gentis!”
“Elly está indo muito bem hoje! Estamos às 6 horas sem vomitar até agora!! Eu também queria acrescentar, ela não tinha água nos pulmões, eles eram claros! Foi a primeira coisa que o médico conferiu! Ela não aspirou água e não teve afogamento seco. Foi puramente apenas intoxicação por água!”, explica.
Pode ou não dar água?
Antes dos seis meses eles também devem estar bem hidratados, mas, para isto, basta que sejam amamentados. O leite materno tem tudo que é necessário para nutrir e hidratar o bebê nesta fase. Acima desta idade, dê água e frutas em temperatura fresca.
O Ministério da Saúde recomenda que após os 6 meses seja oferecida água ao bebê nos intervalos entre as mamadas e as papinhas. No banho, alguns cuidados valem a pena: para evitar acidentes, o ideal é não jogar água diretamente no rosto do bebê, mas passar a mão umedecida. A água do chuveiro também não é própria para consumo, já que os canos contêm fungos. Se a criança brincar de tomá-la, pode ter uma infecção intestinal. Para tomar, só água do filtro, em qualquer idade!
Leia também:
6 maneiras de dar banho no bebê sem afogá-lo
Mãe confessa que coloca mais água na fórmula da filha para durar mais: “Não tem jeito”
Mãe é presa por injetar água sanitária e sabão líquido na filha: “Eu não conseguia amá-la”