O menor bebê já registrado em um hospital público no Brasil finalmente recebeu alta hospitalar. Emanuelly nasceu com 335 gramas e 25 centímetros. Ela nasceu no hospital municipal Vila Santa Catarina, em São Paulo, e passou cinco meses internada.

Camila Soares, a mãe da criança, passou por uma gestação conturbada. Ela chegou ao hospital com apenas seis meses de gravidez e pressão alta. Após exames, a equipe médica descobriu que a circulação placentária do bebê não estava recebendo os nutrientes necessários. Tanto a mãe, quanto a menina corriam riscos, por isso o parto precisou ser às pressas, quando a gestação estava em apenas 26 semanas e dois dias.
A mãe contou em entrevista ao ‘Fantástico’, da TV Globo, que quando a filha nasceu, ela não pôde sequer tocar na bebê. Emanuelly era tão pequena, que tinha apenas 2% de chance de sobreviver. Os desafios foram muitos, e começaram assim que ela veio ao mundo. Logo nos primeiros dias, para conseguir respirar, a menina deveria ser entubada com uma cânula bem pequena, porém esse material não está disponível no SUS. O equipamento precisou vir de um hospital particular. Além disso, também foram necessários ventiladores com precisão exata para não machucar a recém-nascida, e alimentação por veia, já que o sistema digestivo ainda não estava formado.

Foi só um mês depois do parto que Camila pôde segurar a filha pela primeira vez. “Dava para sentir aquele coraçãozinho batendo. Eu perdi meu primeiro filho. Depois, engravidei de novo, perdi de novo. Até vir a Manu. Eu consegui lidar com tudo isso pela força dela de sobreviver”. Ao todo foram cinco meses no hospital, sendo cercada por profissionais de saúde e recebendo os tratamentos adequados. Apenas quando atingiu o peso de 2,340 kg e mediu 43 cm, que recebeu alta. Agora ela segue fazendo acompanhamento com neurologista e oftalmologista para que tudo continue correndo bem.
Veja também: ASMR com som de nostalgia
Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças