Um parto mal realizado e com uso de fórceps acabou na morte de um bebê recém-nascido em Essex, na Inglaterra. Frederick Terry, o bebê, sofreu uma hemorragia cerebral e fratura no crânio, além de laceração do couro cabeludo. O Relatório de Prevenção de Futuras Mortes, do legista, segundo a BBC, diz que se a criança não tivesse sofrido esses ferimentos, teria sobrevivido.
Começou a Black Friday
A Black Friday da Amazon chegou! Para conferir os produtos com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Aproveite também o cupom OUTLET30 e ganhe 30% off em itens selecionados clicando AQUI. Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.
O Mid e South Essex Foundation Trust, administradora hospitalar, disse que está “profundamente triste pelas falhas sob seus cuidados”, apesar de não revelar o nome da maternidade em que o caso aconteceu. Freddie, como já era conhecido, veio ao mundo por meio de uma cesariana, depois da tentativa de parto normal com uso de fórceps, e foi declarado morto após 40 minutos de tentativas de ressuscitação.
O uso incorreto do fórceps
O laudo da morte do bebê, feito pela legista de Essex, Caroline Beasley Murray, diz que ‘os ferimentos implicam um grau excessivo de força na aplicação do fórceps’. A causa médica do falecimento de Freddie foi dada como choque hipovolêmico, causado pelas lesões que ele sofreu na cabeça, couro cabeludo, e cérebro, e traumas durante o parto.
Ainda no relatório, que a legista resolveu escrever antes de qualquer inquérito incompleto, é possível conferir trecho que fala sobre evidências no couro cabeludo e as lesões cerebrais. “As evidências mostraram que o couro cabeludo e as lesões cerebrais muito graves do bebê Freddie foram sofridos durante a tentativa de parto com fórceps e, se não fosse isso, o bebê Freddie teria sobrevivido como um bebê perfeitamente formado e saudável”, diz trecho.
Quando o fórceps é indicado?
É indicado em caso de emergência ou sofrimento fetal e a aplicação geralmente é feita apenas nos últimos momentos do parto. Ele consiste na aplicação de uma grande pinça com as extremidades em forma de colher e serve para posicionar corretamente a cabeça do bebê e auxiliar a saída do bebê através do canal de parto.
Solidariedade à família
Diane Sarkar, editora do Mid e South Essex Foundation Trust, administradora hospitalar, disse: “Nossos pensamentos e simpatias permanecem com a família e entes queridos de Frederick, e sentimos profundamente pelas falhas sob seus cuidados. Estamos determinados a aprender com a morte de Frederick e fortalecemos nossas práticas, introduzimos um treinamento aprimorado da equipe e incorporamos diretrizes mais robustas para garantir que a qualidade do atendimento no Trust continue a melhorar”.
Seminário Internacional Pais&Filhos
O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!