Sim, você não leu errado. Existe um cálculo que você faz baseado na cor dos seus olhos e na do seu parceiro e você pode descobrir qual provavelmente será a cor do olho do seu bebê. Incrível, né? Há um tempo atrás, é provável você ter aprendido genética na escola e sabe que existem nossos genes dominantes e recessivos. Mas calma, não precisa fazer “Aa” para descobrir. Nós já temos os resultados prontos para você. Dá uma olhada:
Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro olhos verdes, o bebê tem 50% de chance de nascer com olhos castanhos, 38% verdes e 12% azuis. Agora se um do casal tem olho azul e o outro castanho, a chance fica em 50% para cada opção. Porém, se o seu parceiro e você têm olhos verdes, a chance é de 75% verdes, 24% azuis e 1% castanhos. Bem acirrado! Quando os dois têm olhos azuis, existe 99% de possibilidade do bebê nascer com o olho azul e apenas 1% de um olho verde.
Caso um tenha olho verde e o outro azul, a probabilidade segue em 50% para cada. Agora se os dois têm os olhos castanhos, fica 75% castanho, 19% verde e 6% azul.
E aí, já sabe qual vai ser a cor dos olhos do seu bebê?
Mais curiosidades sobre os olhos
Os bebês nascem, geralmente, com olhos claros por causa da melanina. Ela é um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo. “A quantidade de melanina na íris, a parte colorida dos olhos, determina qual será a cor deles,” afirma Douglas Fredrick, pediatra e oftalmologista no Stanford Children’s Health no Palo Alto, Califórnia.
A genética controla a quantidade de pigmento que uma pessoa acumulará no corpo. O DNA herdado pelo seu bebê é o responsável por ele ter olhos dele azuis, castanhos, verdes ou de qualquer outra cor. Ele, provavelmente, nascerá com a íris azul (os olhos não produzem muita – se produzirem alguma – melanina enquanto o bebê está no útero).
Depois do nascimento, a luz natural acaba por estimular a produção de melanina, e esse é o porque da cor dos olhos poder se tornar mais escura ou mudar com o tempo. É importante entender que não é só o pigmento que causa essa mudança. Segundo Douglas, não existe pigmento azul, cinza ou verde nos olhos. O único pigmento que temos nos olhos é o castanho e é a quantidade dessa cor que determina se os olhos de uma pessoa serão claros ou escuros, ele explica.
Ciência à parte, parece uma equação simples: uma mãe com olhos castanhos mais um pai com olhos também castanhos é igual a um bebê com olhos castanhos, certo? Não necessariamente. Existem muitos genes no corpo que influenciam a cor dos olhos, explica Douglas. Mesmo que os olhos de ambos os pais sejam castanhos é possível que os do bebê sejam azuis, se os pais tiverem genes que determinem isso em algum lugar do mapa genético deles.
Como uma pessoa com uma cor de olhos pode ter genes para outra coloração? Por meio dos avós, é claro! A cor de olhos do bebê não depende somente dos pais, mas também dos avós, diz Jean Moorjani, pediatra do hospital infantil Arnold Palmer, em Orlando. Então, mesmo que você e o seu companheiro tenham olhos castanhos é possível que os seus filhos tenham olhos verdes. Culpa dos avós!
Leia também:
Nova técnica promete transformar olhos castanhos em azuis