Coluna

Nem caos nem confinamento: onde eu coloco tanto brinquedo?

(Foto: Getty Images)

Publicado em 16/04/2024, às 16h58 por Patricia Camargo e Patrícia Marinho


Compartilhe:


É sempre um desafio manter o equilíbrio entre dar espaço em casa para as brincadeiras das crianças e a manter uma mínima ordem necessária para a sanidade mental dos adultos. Quem nunca sentiu aquele calafrio ao ver a sala tomada por uma avalanche de brinquedos, que atire a primeira peça de Lego! 

Aliás, falando em peças soltas, eu tenho uma teoria que gostaria de compartilhar com vocês: num multiverso não muito distante, existe um continente conhecido como Criânçola. Neste continente ensolarado, o Chupetódromo (para onde vão todas as chupetas perdidas) faz fronteira com a Legolândia, a Princesaria, e todos os demais países onde se escondem os brinquedos que somem da nossa casa ao longo dos anos. Mas, voltando.

Brincar faz bem, mas a hora de arrumar não precisa ser uma dor de cabeça - (Foto: Getty Images)

 

Calma, não precisa entrar em pânico ou adotar o minimalismo radical. Há uma forma de conciliar a bagunça divertida com a serenidade do lar. Primeiramente, vamos abolir a ideia de que brinquedos só podem habitar um único espaço na casa. É verdade que um cantinho de brincar pode ser charmoso, mas não deve ser uma sentença de confinamento para os pequenos.

As crianças têm o direito de se sentir parte integrante de todos os cômodos, afinal, a casa é o palco das suas aventuras! Deixar só um espaço para seu filho brincar limita sua exploração e interação com o ambiente. A bagunça, por vezes, é a expressão autêntica da brincadeira, e restringi-la pode reduzir a criatividade e o desenvolvimento.

Mas, vamos combinar: viver em meio a um furacão de brinquedos não é fácil para ninguém. A chave para a organização está na simplicidade e na criatividade. Caixas coloridas, cestos temáticos e prateleiras acessíveis são nossos melhores aliados nessa jornada.

Ensine as crianças a identificar e categorizar seus brinquedos, transformando a arrumação em uma divertida missão de descoberta. Imagine só: uma caixa para os super-heróis destemidos, outra para os exploradores do espaço sideral e uma terceira para os artistas em ascensão. Cada caixa é um convite para uma nova aventura!

Para quem acessa o Facebook, vai o link da nossa pasta de “organização da casa”, com uma coletânea imensa de ideias práticas, divertidas para guardar os brinquedos, inclusive fazendo decoração na sala, na cozinha, no banheiro. Aqui: Organização de brinquedos do Tempojunto.

Mestre da organização

Outra coisa: não subestime o poder das paredes! Prateleiras ao alcance das crianças garantem que os brinquedos fiquem visíveis e acessíveis, sem ocupar todo o espaço. Além de permitir que eles mesmos possam guardar depois de brincar.

E que tal transformar a arrumação em uma competição saudável? Quem consegue guardar mais brinquedos no menor tempo ganha o título de "Mestre da Organização" da semana!

Lembre-se sempre de envolver os pequenos nesse processo. Eles são mestres da criatividade e podem surpreender com soluções que você jamais imaginaria. Transforme a arrumação em um momento de conexão familiar.

Pra ajudar ainda mais, aqui tem outro link, desta vez do nosso Youtube, com músicas que eu sempre usei nos momentos de tarefas que as crianças faziam em casa. Músicas para as tarefas da casa.

Por fim, doar brinquedos que não são mais usados ou que estão quebrados abre espaço e evita a sobrecarga sensorial. Resumindo:

Mais lidas

Notícias

Foto mostra que Nicolas Prattes 'escondeu' barriguinha de Sabrina Sato antes da notícia de gravidez

Notícias 📣

Edu Guedes fala sobre primeiro filho com Ana Hickmann: "Deus vai escrevendo as coisas"

Família

Emocionante! Pais viajam mais de 10 mil quilômetros para adotar filha e ela mostra todo o processo

Família

Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita

Imperdível

Ofertas do dia: até 51% de desconto no smartphone POCO X6 Pro

Notícias

Jade Magalhães impõe condição para morar com Luan Santana após gravidez

Família

Larissa Manoela fala sobre gravidez de 1º filho com André Luiz Frambach

Família

Ana Paula Arósio não fala com a mãe que vive em asilo há anos e perdeu enterro do pai


Palavras-chave
brincar brincadeira organização depois de brincar