Coluna

Que brinquedos você vai comprar este ano

(Foto: Shutterstock)

Publicado em 20/03/2024, às 10h35 - Atualizado às 10h35 por Patricia Camargo e Patrícia Marinho


Compartilhe:


Aconteceu a Abrin 2024, a Feira Internacional de Brinquedos. Nela a gente consegue saber o que estará nas prateleiras das lojas neste ano. Um dos tripés da brincadeira é o brinquedo (os outros são tempo e espaço). Portanto, claro que nos interessa – e muito – saber como é que esta indústria gigante está pensando os brinquedos com os quais nossos filhos vão brincar

É prá isso que estamos aqui. Bora ver o que teve de bom e de ruim. Dessa forma, a gente vai poder escolher melhor o que comprar para os nossos filhos e para presentear a infinidade de amiguinhos da escola em 2024.

Saiba mais sobre o que rolou na Abrin 2024 - (Foto: Thinkstock)

 

Não muda nunca – que pena! 

Ao longo dos anos (já são oito só de Abrin), vemos ainda uma predominância de estereótipos de gênero na classificação dos brinquedos disponíveis. As opções “para meninas” frequentemente voltadas para o cuidado doméstico e os bebês; enquanto os brinquedos “para meninos” enfatizam aventura, raciocínio e desafio. 

Veja, tudo certo ter bonecas, carrinhos, coisas de casa, blocos de construção, princesas, heróis, pelúcias fofinhas e dinos gigantes. Estes brinquedos são ótimos, dominam o mercado e que bom que estarão nas lojas. Não estou falando do brinquedo, mas da classificação dada aos brinquedos.

Poxa, não tá na hora de buscarmos por categorias mais diversificadas, que permitam às crianças explorar uma variedade de interesses e habilidades? Fica a esperança de que um dia, algum lojista ou fabricante, tenha a ousadia de separar brinquedos em novas categorias como aventura, fantasia, desafio, coleções. Quem sabe, né?

Ausência sentida

Outra coisa que sentimos falta na feira foi a presença dos brinquedos STEAM. A empolgação de dois anos atrás com os brinquedos que integram Ciência, Tecnologia, Artes e Matemática parece ter diminuído, com poucos fabricantes. O que é uma pena, pois eles são super importantes pra estimular o raciocínio e a criatividade das crianças.

As estrelas da feira

Ahhh, por outro lado, que alegria ver como os jogos de tabuleiro ressurgiram das sombras há uns 9 anos e continuam se renovando e surpreendendo. Foram as estrelas da Abrin, em nossa opinião. Os clássicos continuam firmes, garantindo lugar na preferência dos lojistas. 

Mas tem cada jogo inovador, diferente, instigante. Amamos a criatividade e os tabuleiros lindamente pensados. Um luxo. Se você estiver em dúvida sobre qual brinquedo escolher, os jogos de tabuleiro são uma aposta segura, especialmente as versões de bolso, que são a última tendência, tornando-os ainda mais acessíveis e práticos para levar em qualquer lugar. Invista!

Aliados para limitar o tempo de tela

As telas, sempre elas. A indústria de brinquedos tem todo interesse em ser parceiros de mães, pais na árdua luta de tirar as crianças das telas. Afinal, de 15 anos para cá, os brinquedos não competem mais entre si. Mas com smartphones e tablets. Os lojistas do setor concorrem com a Amazon, e as Sephoras da vida. A indústria de brinquedos, então, tem buscado integrar a tecnologia de forma inteligente para atrair a atenção das crianças.

Por fim, os adultos

No Tempojunto cansamos de dizer que brincar é bom para os adultos também. Você pode não acreditar, mas a indústria de brinquedos já reconhece há tempos a importância do brincar também para os mais crescidos, como uma forma de desestressar e estimular a imaginação. Portanto, não se surpreenda ao encontrar uma variedade de produtos voltados para os "Kidults", que despertam a nostalgia e a emoção em pessoas de todas as idades.

Empresas que se destacaram em nossa avaliação:

Lacunas e Oportunidades:

Dicas para Escolher Brinquedos:

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
brincar Brinquedos coluna Abrin