Colunas / Além do in vitro

Alguns mitos da infertilidade atrasam e prejudicam casais

Shutterstock

Publicado em 01/10/2022, às 08h21 por Dr. Rodrigo Rosa Filho


Compartilhe:


Definitivamente, a infertilidade não é “frescura”, não é “desleixo” do casal e muito menos “um castigo”. Esse é um problema sério, que precisa ser avaliado por um médico especializado quando um casal não consegue engravidar após anos de tentativa. Existem alguns mitos de infertilidade que atrapalham os casais e, em muitos casos, tornam exaustivas as tentativas, sem contar o tempo perdido, o que pode reduzir as chances, já que a idade é determinante em muitos casos. Abaixo, falarei sobre alguns:

Infertilidade é uma doença e merece atenção (Foto: Shutterstock)

“A infertilidade é um problema das mulheres”

Isso não é verdade. A infertilidade é um problema feminino em quase 50% dos casos, um problema masculino em 30% dos casos e um problema combinado do casal em 20% dos casos. É essencial que tanto o homem quanto a mulher sejam avaliados durante uma investigação de infertilidade.

“Todo mundo engravida de uma hora para outra”

Um casal é considerado infértil se não conseguir engravidar após um ano de relações sexuais desprotegidas. E, em alguns casos, mesmo que tentem mais tempo não irão conseguir. Existem diversas causas para infertilidade, dentre elas algumas condições médicas que precisam ser avaliadas por um especialista. A infertilidade é um problema médico que pode ser tratado.

Pelo menos 50% das pessoas que completam uma avaliação de infertilidade responderão ao tratamento com uma gravidez bem-sucedida. Alguns problemas de infertilidade respondem com taxas de sucesso mais altas ou mais baixas. E, como a idade é um fator complicador, é fundamental procurar ajuda médica o mais rápido possível.

“É um problema psicológico”

A infertilidade é uma doença ou condição do sistema reprodutivo. Embora o relaxamento possa ajudá-lo com sua qualidade de vida geral, o estresse e as emoções profundas que você sente são provavelmente o resultado da infertilidade, não a causa dela. Técnicas médicas aprimoradas tornaram mais fácil diagnosticar problemas de infertilidade, que podem estar ligados a condições do estilo de vida, mas no geral têm uma causa médica que precisa ser avaliada.

“Vocês não foram feitos para serem pais”

É particularmente difícil ouvir isso quando você está lutando contra a infertilidade. E é doloroso ter que explicar aos outros que há um problema médico. Mas a ajuda especializada pode mostrar que a maioria dos casais sobrevive à crise de infertilidade quando buscam tratamento, aprendendo no processo novas formas de se relacionar, o que aprofunda seu relacionamento nos anos seguintes.

Por fim, embora as técnicas modernas de reprodução assegurem uma taxa de sucesso interessante para os casais, a gravidez não é o único caminho para a parentalidade. Se os tratamentos não derem certo por questões de saúde, um caminho é começar a pensar mais na parentalidade do que na gravidez, considerando a adoção como uma maneira de construir uma família.

Assista agora ao POD&tudo com as gêmeas Bia e Branca Feres!

Mais lidas

Família

Poliana Rocha dá detalhes do nascimento de terceiro filho de Virginia: "Emoção"

Família

Ex-modelo húngara fala sobre resultado de teste de DNA com Neymar

Família

Virginia fala sobre data do nascimento do seu terceiro filho, José Leonardo: "Mais que especial"

Família

Roberto Justus fala sobre suposto gasto milionário em prato dos 15 anos de Rafa: "Absurdo"

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Família

Família adota criança de 12 anos e recebe surpresa de banco: “Não existia, mas criaram um jeito”

Família

Frente fria chega a São Paulo nesta semana e afeta algumas regiões do estado

Família

Antes e depois de mãe da 3ª filha de Neymar surpreende: "Mudou o DNA"


Palavras-chave
Saúde fertilidade fertilização in vitro infertilidade reprodução assistida inseminação artificial